x

Post de Matheus no fórum "Off topic" do Meu Timão

Exato, não adianta negativar...

Não tem como falsear a fundação e toda história de um clube legitimamente do POVO e criado com um proposito de lutar contra o elitismo no futebol e futuramente o reacionarismo dentro do clube e fora dele!

Tenho muito orgulho da fundação do meu time ser feita por operarios e imigrantes, de ter sido o primeiro clube da capital a ter um atleta negro em campo e da luta pela democracia e do surgimento de torcidas tão ativas em momentos decisivos da nossa história!

Miguel Battaglia (Fundador) & Doutor Sócrates (Eterno ídolo, aquele que compreendeu nossa fundação) são a imagem do nosso clube, VIVA O SCCP!

em Off topic > Corinthians explicado para torcedores modinha

Em resposta ao tópico:

Corinthians explicado para torcedores modinha.

'O Corinthians vai ser o time do povo, e o povo é quem vai fazer o time'

A frase do alfaiate Miguel Battaglia profetizou, talvez, o que viria a ser a grande essência do Sport Club Corinthians Paulista: do povo, para o povo e com o povo.

Fundado por cinco trabalhadores no bairro operário do Bom Retiro, já em 1915 o Corinthians se posicionou contra o elitismo e o racismo da Liga Paulista, e lançou o seu lendário uniforme preto com listras brancas.

Nos anos 60, um grupo de jovens se organizaram para derrubar um ditador que estava à frente do clube, fundando o que viria a ser a maior torcida organizada do Brasil: a gaviões da Fiel, que nunca deixou de cumprir o seu papel de agente fiscalizador e social dentro e fora dos estádios.

Na década de 70, uma faixa com os dizeres 'Anistia ampla, geral e irrestrita' foi esticada nas arquibancadas do Morumbi pela torcida do Corinthians, em apoio aos exilados pela ditadura militar.

Na década de 80, um grupo de jogadores liderados pelo ídolo Sócrates passaram a decidir tudo através do voto mesmo diante de um regime militar, por meio do movimento conhecido como Democracia Corinthiana. O movimento ganhou o país, que clamava pela reabertura democrática.

Com as mudanças que ocorreram ao longo das décadas, elitização dos estádios, ingressos caros e a era dos “jogadores popstars', manifestações como essas se tornaram cada vez mais raras, porém o espírito dos fundadores permanece vivo, como no ex-capitão do time de basquete do Corinthians Gustavinho, com a camisa alvinegra exigindo a explicação 'Quem Matou Marielle?' ao erguer a taça da Liga Ouro, que levou o Timão de volta à elite da modalidade.

'Doce mistério da vida esse Corinthians!
Inexplicável Corinthians!
Vai buscar a alegria no fundo da alma do povo.' Osmar Santos

#acervogavioes @ SC Corinthians Paulista

P.S.: Podem negativar se não gostarem, mas não vou excluir o post. O Corinthians é um time que não se curva a nenhum ditador, nenhum déspota e jamais vai deixar de ser um time guerreiro!

Responder ao post do Matheus

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Diniz

    CBF kkkkkkkkk

    Última resposta há 25 segundos por dennys eduardo rodrigues

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 2 minutos por Sérgio Ohno

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 3 minutos por elias jose de queiroz

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Magno Amoreira

    Miguel Moscardo

    Última resposta há 3 minutos por Giovani Antunes Cari

    68respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando diniz

    Torcedor japonês sobre o brasa

    Última resposta há 3 minutos por dennys eduardo rodrigues

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 4 minutos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Tevez falando do confronto do Corinthians na Libertadores

    Última resposta há 4 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Imagens Desoladoras do Caos Na Venezuela

    Última resposta há 5 minutos por Marco Antônio

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1957

    Última resposta há 7 minutos por Antonio Vendramini Neto

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cr7 invertido

    Y. Alberto deve tá empolgado vendo a copa

    Última resposta há 7 minutos por Vinicius ortiz

    15respostas

    acessar o tópico