x

Post de Edner no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

CORI cadê o dinheiro do Fundo da Arena?

em Bate-Papo da Torcida > Cadê o dinheiro do fundo?

Em resposta ao tópico:

Lembram que na gestão dos Ratos e Traíras houve a criação de um Fundo Especial para a quitação da Arena Corinthians, chamado oficialmente de Arena Itaquera S.A?

Que foi criado especificamente para administrar os recursos do estádio e realizar os pagamentos ao BNDES e outros credores. Mas a falta de transparência da gestão atrapalhou tudo, ninguém sabe como exatamente os recursos estavam sendo aplicados, não teve um relatório divulgado e a iniciativa caiu no esquecimento.

As alegações eram de que parte do dinheiro foi usado para cobrir outros débitos do clube, fora do escopo do estádio, como manutenção, segurança, limpeza, e despesas com eventos.

Resumo com os principais dados divulgados e que não são exatos por falta de transparência da 'gestão'

1. Arrecadação com CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento):
Valor autorizado inicialmente: R$ 420 milhões.
Esse era o valor total dos CIDs emitidos pela Prefeitura de São Paulo, que poderiam ser vendidos a empresas interessadas em usar o crédito para abatimento de impostos municipais.
Valor efetivamente vendido:
Estima-se que, até 2023, menos de R$ 200 milhões dos CIDs haviam sido vendidos. A venda foi lenta devido à crise econômica e à falta de compradores interessados.

2. Naming rights da Neo Química Arena:
Em 2020, o clube assinou um contrato de R$ 300 milhões com a Hypera Pharma pelo naming rights do estádio, a serem pagos em 20 anos.
Quanto já foi recebido:
Até 2024, o clube teria recebido cerca de R$ 45 a R$ 60 milhões, dependendo dos termos de pagamento parcelado.

3. Receita de bilheteria e eventos:
Bilheteria:
Desde a inauguração da Arena em 2014, as receitas de bilheteria foram destinadas ao fundo, mas parte significativa era consumida por custos operacionais. A bilheteria bruta da Arena alcançou, em média, R$ 50 a R$ 70 milhões anuais em anos pré-pandemia.
Estima-se que, entre 2014 e 2023, a bilheteria tenha gerado algo em torno de R$ 500 milhões brutos, com uma parte destinada ao pagamento da dívida.
Eventos e camarotes:
Esses também geraram receitas, mas valores exatos não foram amplamente divulgados. A exploração comercial ficou aquém das expectativas iniciais.

4. Parcelas pagas ao financiamento da Caixa/BNDES:
A dívida inicial contratada foi de R$ 400 milhões com o BNDES, via Caixa Econômica Federal.
Até 2023, o Corinthians havia pago aproximadamente R$ 200 milhões em parcelas, mas boa parte desse valor foi destinada a juros e multas, não reduzindo significativamente o saldo principal.

5. Estimativa total arrecadada e usada:
Somando as diversas fontes (CIDs, bilheteria, naming rights e outras receitas), estima-se que o clube arrecadou algo entre R$ 600 e R$ 700 milhões desde 2014 para o pagamento da Arena. Contudo, boa parte foi consumida por juros, multas e renegociações de dívida.
O saldo devedor atual, segundo relatórios recentes (2024), ainda é de aproximadamente R$ 710 milhões que é o valor alvo da campanha da torcida.

O grupo R&T lesou o Corinthians e ainda querem retornar. Todos os ratos deveriam ser expulsos e proibidos de entrar no clube.

Responder ao post do Edner

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 3 minutos por Carbone Artilheiro

    43respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Para quem é inteligente

    Última resposta há 4 minutos por RC Timão

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Ailton Maschio Gomes

    Off: 6x0!

    Última resposta há 5 minutos por Mariano Yakin

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de RC Timão

    Dr Cássio Conserino vai por gente na cadeia. Já estão se borrando por lá

    Última resposta há 5 minutos por Herbert G.

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 6 minutos por Malles_Tagno

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de renan ferreira da silva

    Já falei e repito : Que goleiro horrível esse muslera pqp kkkkkkkkkkkkk

    Última resposta há 7 minutos por Corneta .

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno C.

    Off - Argentina pegando mais uma teta no mata mata

    Última resposta há 7 minutos por Juliano Mendes Pereira

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canoa furada

    Engraçado, o olise falou a mesma coisa que o rayan e todo mundo tacou pedra nele

    Última resposta há 7 minutos por Maltkvski Pietrovski

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de André Moretti

    Marcelo Bielsa é um Joel Santana Argentino

    Última resposta há 7 minutos por Corneta .

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Nogueira

    Gigante guerreiro promotor Cássio trabalhando

    Última resposta há 9 minutos por Mariano Yakin

    9respostas

    acessar o tópico