x

Post de adilson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Modernizar o Corinthians sem vender a sua essência.
O Corinthians nasceu do povo. Foi fundado por operários. É mais que um clube — é uma religião, uma identidade, um movimento social.

A verdade é: nem manter o que está garante o futuro, nem virar SAF garante o sucesso.

Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Red Bull Bragantino viraram SAF — e ainda vivem dificuldades, pressões e frustrações.

Enquanto isso, clubes como Flamengo e Palmeiras, que modernizaram sua gestão sem abrir mão da alma, estão no topo.
E o Corinthians? Tem previsão de R$ 1,2 bilhão de receita em 2025. É o terceiro maior clube do país em faturamento. Tem potencial para muito mais.

O que precisa mudar — com a Fiel no controle
Queremos um Corinthians moderno, forte, mas sem perder a essência popular. Para isso, defendemos reformas estruturais:

1. Atualização do Estatuto
O atual estatuto é ultrapassado (2009).

Deve ser reformado com base em governança moderna, compliance e controle de contratos.

2. Voto do Torcedor Associado
Como no Barcelona e Real Madrid, o torcedor deve votar para presidente.

Chega de decisões nas mãos de poucos conselheiros.

3. Fim dos Conselheiros Vitalícios
Devem ser substituídos por mandatos com avaliação ética e técnica.

O clube precisa de renovação e transparência.

4. Impeachment só após auditoria independente
Nenhum impeachment deve ser votado antes de duas consultorias de compliance e jurídica analisarem os fatos e entregarem um relatório técnico.

5. Todos os contratos devem passar pelo Jurídico e Compliance
Nenhum presidente pode assinar sozinho.

Isso protege o clube de contratos lesivos.
Baseado em boas práticas internacionais:
Real Madrid: gestão técnica, contratos revisados por comitês e sócios votando.

Barcelona: transparência total nas finanças.

Athletico-PR: planejamento de longo prazo com metas e indicadores.

Orlando City: integração da base com metas técnicas e financeiras.

SAF? Só com debate real e sem pressa!
Virar SAF pode ser o caminho para alguns clubes, mas não é atalho para título nem solução mágica.

No Corinthians, tudo é diferente. Aqui é pressão, cobrança, mídia, torcedores e antis. Se errar na escolha do investidor, podemos virar uma empresa falida — e aí, não volta mais.

em Bate-Papo da Torcida > 'Virar SAF ou manter o estatuto? Nenhuma das duas salva o...

Responder ao post do adilson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Testomaster da Fiel

    Neneca escocês

    Última resposta há 23 segundos por Testomaster da Fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CRIATIVOS PERSONALIZADOS

    E esse gol do Vini Jr. Hein?

    Última resposta há 42 segundos por Marco Antônio

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fala Timao

    Tópico oficial para a turma do contra - vai escócia!

    Última resposta há 1 minuto por Ricardo Martins

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haniel Sousa

    Vini tá jogando demais nessa copa

    Criado há 7 minutos por Haniel Sousa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fernando diniz

    Casagrande sobre Romário :

    Última resposta há 2 minutos por Enzo

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jordan Marques

    Como eu odeio isso no futebol

    Última resposta há 2 minutos por Jordan Marques

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de SCCP FIEL

    Quem vai ser abduzido?

    Última resposta há 2 minutos por Victor P.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    Pode vir frio🥶

    Última resposta há 3 minutos por Azazel Zel

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Manoel Corinthians

    Botou o Rayan mas não botou o Endrick kkkk

    Última resposta há 3 minutos por VIÚVA VP

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Augusto

    A vó baiana tem 24 milhões de seguidores

    Última resposta há 4 minutos por Thiago Augusto

    3respostas

    acessar o tópico