Venha fazer parte da KTO
x

Post de Tom no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Belo texto Rinaldo, passou um Filme na minha cabeça agora. Era mais difícil naquela época ver o Corinthians ser Campeão, mais com certeza havia mais significância.

em Bate-Papo da Torcida > O que é o Corinthians?

Em resposta ao tópico:

Fala nação. Faz tempo que eu quero escrever esse tópico e venho postergando, mas hoje estou no clima certo pra isso, então lá vai.

Sou da geração de 80. Vi o Corinthians campeão brasileiro pela primeira vez. Vi o fortíssimo time da parmalat nos fazer sofrer (e como eu odiava aquele time) e também vi as moças do tele levando a Libertadores, que até aquele momento não era tão importante assim, mas quando o São Paulo ganhou, virou status. A Libertadores passou a ter outro significado pra mídia.

Na escola era aquela zoação, corinthiano era sofredor. Se você chegasse à qualquer lugar com uma camisa do Timão as pessoas debochavam, olhavam torto, tiravam sarro que você era bandido e daí pra pior. Sei do que falo pois tenho isso na memória. Então, ainda quando criança, me perguntava, porque odeiam tanto o Corinthians? Afinal, se é um clube que não ganha nada, só paulista... Que não tem estádio, não tem Libertadores.. O que causa tanta antipatia dos demais? Afinal, quem aqui tem raiva da portuguesa?

Depois de perceber as reações dos adversários (hoje os antis) e de toda a mídia percebi uma coisa..

O Corinthians é odiado porque o Corinthians era o pobre. O Corinthians representa aquele moleque da favela que anda de chinelo com a tira grampeada, uma bermuda surrada e com os joelhos e cotovelos sujos e ralados. Não sou eu o preconceituoso com essa definição, entendam. O Corinthians, em seu primórdio, representava a classe trabalhadora, a classe pobre e menos favorecida. Era aquele moleque que descrevi ali em cima, que todos olham torto na rua, atravessam e cuidam das carteiras para não serem roubados.

Mas que ousadia é essa do proletariado montar um time de futebol? Futebol é coisa de rico, só a alta classe pode praticar esse esporte inglês tão nobre. Pois o Corinthians fez, fez e conseguiu mostrar para todos que pobre também pode jogar futebol. E o Corinthians foi além, mostrou que pobre e NEGRO PODE JOGAR FUTEBOL.

O que os jornais da época poderiam contra essa crescente? Nada... Desmerecer o time do povo de uma maneira descarada seria um tiro no pé. Então façamos o seguinte. Vamos 'abraçar' o time do povo. Vamos enaltecer a história do clube que surgiu das mãos operárias e caiu nas graças populares. Mas vamos fazer questão de diminuir suas conquistas. Vamos deturpar as notícias para mostrar que, são bons enfim, porém os clubes da elite paulistana são os melhores. Ali está o que há de mais justo, são ricos, afinal, não podem ter defeitos. São eles, inclusive, que bancam os jornais e têm ali suas forças políticas atuando junto.

Desde os primórdios a classe baixa é marginalizada. Desde sempre, não só em nossa sociedade, a burguesia e a 'high society' são exaltadas pelos jornais, como símbolos de honestidade, boas maneiras, decência e tudo o mais. E o pobre? Ahhh o pobre é mal educado, se veste mal, não sabe se comportar e além de tudo eles podem roubar quem tem bens, bens esses que os burgueses trabalharam tanto para conseguir (será? ).

E o que é o futebol senão o reflexo da sociedade?

Então o Corinthians carrega consigo essa estigma. Desde sempre, em nossa história, representamos a mudança, a luta por direitos iguais a todos, pela inclusão e pelo fim da discriminação. Os poderosos aplaudem porque é bonito mostrar que se importam, mas isso é perigoso, pois o poder só é bom em poucas mãos. Não podem dividir.

Com isso, todos esses jornalistas de hoje, essa mídia, foram criados e educados à manter essa estigma, não só com o Corinthians, mas com o povo em geral. E como disse antes, o Corinthians representa isso. O POVO. O Corinthians é o símbolo da esperança de uma classe desfavorecida e esquecida, e quanto mais o Corinthians cresce, mais fica provado que o povo tem sim o poder.

Hoje em dia é óbvio que essa diferença social não existe mais em nenhuma torcida, porém dirigentes de alguns clubes insistem em se sentir uma parte nobre da sociedade enquanto o resto é ralé.

A mídia por sua vez é feita de figuras da mesma sociedade preconceituosa e que defende apenas seus interesses financeiros, portanto, pelo que representa, o Corinthians será sempre motivo de matéria no jornal.

Portanto, já faz um tempo que não cobro da diretoria uma atitude em relação às matérias tendenciosas quando nosso time é favorecido. Também aprendi a não me importar com a absoluta falta de matéria quando o oposto ocorre.

Sei que, sempre, o Corinthians servirá de uma fonte de renda enorme para essas mídias e esses jornalistas, porém os mesmos vão continuar protegendo e enaltecendo uma 'classe alta' falida. Pois se nós vivemos de Corinthians, eles vivem de mediocridade e mentiras.

Isso, é claro, é a minha opinião, que eu formei nos 30 anos de Corinthians!

Um abraço à todos.

Responder ao post do Tom

Réplicas desse post

Foto do perfil de Rinaldo

Rinaldo 812 posts

@rinaldo em 23/04/2015 às 15:32

Pois é, sempre disseram que ganhar sempre não tem graça. Hoje podemos sentir um pouco esse gosto. Perder faz parte do futebol

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Willian Braga

    Neo quimica arena

    Criado em 20 segundos por Willian Braga

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fábio Franco

    Cemitério de jogadas!

    Última resposta há 21 segundos por Thiago Coutinho

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano sofredor !!

    Passem pano para o amador mesmo...

    Última resposta há 34 segundos por Luis R. Quaresma

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Melhores jogadores do Corinthians no Paulistão

    Última resposta há 54 segundos por PEDRO HENRIQUE MACHADO TAKEMOTO

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Moderação do Meu Timão Verificado

    Londrina 0x3 Corinthians: Romero neles!

    Última resposta há 2 minutos por Vladimir Cibulskis

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maurão da Fiel

    Eu amo o capitalismo, amo o dinheiro! Por mim pode alugar mais vezes

    Última resposta há 2 minutos por dalton alexandre pereira ricardo

    32respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de JOAO PAULO GARCIA

    Leiam algumas verdades aqui

    Última resposta há 2 minutos por Leandro Pereira de Azevedo

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Freitas

    Mais lucro alugando de novo para o prantos e o Corinthiano Capitalista Malvadão!

    Última resposta há 2 minutos por Marcos Moreira

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Barreto Martins

    Caiu o pix de 1 milhão

    Última resposta há 3 minutos por Alysson De sao jose

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Matheus

    Não é pra alugar a NQA de novo!

    Última resposta há 3 minutos por Co Rin Thi Ano

    3respostas

    acessar o tópico