x

Post de Andre no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Muito boa sua analise. Penso da mesma forma.

em Bate-Papo da Torcida > 4-1-4-1, por que não tentar?

Em citação ao post:

Parabéns pelo tópico, é raro essa qualidade de argumentação e esse tipo de discussão aqui no fórum.

Mas uma coisa não ficou clara no tópico: porque tentar o 4-1-4-1? O que partir desse esquema vai potencializar no jogo do Corinthians?

O Tite usava essa formação pra compactar o time em relação à bola, marcar sempre agressivamente, gerar triangulações e infiltrações, mas me parece esse time peca em mobilidade e domínio das transições ofensivas e defensivas (apesar de eu apostar muito no Díaz e no Araos).

Nesse sentido, um problema a se pensar é que Boselli muda o perfil de centroavante do Corinthians. Caras como Guerrero e Love tinham mobilidade, trabalhavam fora da área e permitiam a infiltração dos meias. O Boselli participa pouco da construção das jogadas. Então a emulação daquele 4-1 complica um pouco.

Mais: acho que Araos não tem intensidade/velocidade pra ser o jogador de chegada que Paulinho/Elias eram. Esse papel era um dos pilares daquele esquema. Se ele for construir a partir da base, como Renato Augusto fazia, perderíamos em capacidade de infiltração, já que Jádson também não tem esse perfil.

Outro ponto a ser discutido: esse esquema já de plano excluiria os segundos volantes que não têm o perfil pra jogar na segunda linha (Douglas, Renê Jr. E Thiaguinho) e Araos não teria substituto (não acredito que Vital possa fazer essa função e Sornoza debilitaria o meio campo).

Por fim, pra entrar na brincadeira, tendo como base aquele 4-1-4-1 de 2015, eu tentaria o seguinte: Ralf (eventualmente Richard se ele conquistar o espaço); Romero, Jádson, Ramiro, Sornoza; Boselli.

Testaria Ramiro (que já foi segundo volante) no meio por entender que, por dominar as transições ofensivas/defensivas + intensidade, pode emular um papel de Paulinho/Elias.

Sornoza partindo da esquerda flutuando para o meio campo dialogar com Jádson (o mesmo papel que Jádson fazia em 2015, só que do outro lado).

Jádson criando na base da jogada (fez isso diversas vezes ano passado).

Romero pra compensar o Sornoza, mas também por ser chave nas transições e por sua ótima leitura de espaços contribuir demais nas compensações/infiltrações.

Responder ao post do Andre

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Crazy Gavião

    O patrocínio da Fatal Fans é o principal problema do Corinthians?

    Última resposta há 23 segundos por Carbone Artilheiro

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Martins

    André os cara aqui critica pelos erros, o Memphis anda e veneram

    Última resposta há 2 minutos por Sandro

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Daniel Soares

    Qual foi o maior absurdo que vocês já viram aqui no fórum?

    Última resposta há 4 minutos por Sandro

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe RX

    Não existi comparar Cristiano com Messi

    Última resposta há 5 minutos por Francisco Nascimento Junior

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Papaleguas corinthiano

    ENQUETE: Carlos tevez como treinador

    Última resposta há 18 minutos por Alexandre Monte Chellii

    20votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Leandro Iarrocheski

    James Rodrigues

    Última resposta há 19 minutos por Miguel Souza Thomas de Assis

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcio Serrão

    Timão 1962

    Última resposta há 25 minutos por Carlos Gehlen

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Carlos Luis Filho

    O Corinthians precisa de intervenção antes que seja tarde demais

    Última resposta há 28 minutos por Revolta Geral

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Anão Ramalho

    Portugal, Alemanha e Espanã

    Última resposta há 46 minutos por Anderson Christiano de Queiroz Freire

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nicolas

    A casa tá caindo por isso fechando com site de puta

    Última resposta há 47 minutos por Rogerio Mizakami

    12respostas

    acessar o tópico