Venha fazer parte da KTO
x

2000 - Corinthians 0x0 Vasco

2000 - Corinthians 0x0 Vasco
O Corinthians foi o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA
Maracanã
,
Escudo do Vasco Vasco
0 x 0
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 0 x 0 Vasco da Gama

Data: 14.jan.2000

Estádio: Maracanã

Campeonato: Mundial de Clubes da FIFA

Público: 73.000 total

Escalação: Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta (Gilmar), Ricardinho (Edu) e Marcelinho Carioca; Edílson (Fernando Baiano) e Luizão.

Técnico: Oswaldo de Oliveira

Em 2000, o Corinthians vinha de duas temporadas vitoriosas, sendo campeão brasileiro em 1998 e 1999. Com um time recheado de craques e um meio de campo que entrou para a história, o maior empecilho para a conquista do Mundial de Clubes da FIFA era o cansaço. Mesmo assim, o segundo título em menos de um mês chegou ao Parque São Jorge.

Após a primeira fase, onde o Timão conseguiu a classificação com certa facilidade, a grande final aconteceu contra o Vasco no dia 14 de janeiro de 2000. Aquele seria o jogo mais difícil do campeonato, já que o adversário contava com atletas de alto nível, como Mauro Galvão, Juninho Pernambucano, Felipe, Ramon, Viola, Edmundo e Romário.

Naquele dia, a escalação de Oswaldo de Oliveira teve Dida; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón; Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. Depois, entraram Edu, Gilmar e Fernando Baiano nas vagas de Ricardinho, Vampeta e Edílson, respectivamente.

Durante a partida, as duas equipes estavam atacando, mas sem se expor muito. Os dois clubes esperavam por um erro do rival, o que não aconteceu. No começo, o Corinthians até atacou mais. Porém, não levou tanto perigo e, assim, o gol não saiu.

O segundo tempo foi um pouco mais perigoso para o Corinthians. O Vasco estava mais descansado e, graças ao melhor preparo físico, atacava mais. Com inteligência, o Timão soube ir cadenciando o duelo e segurou o empate. Dessa forma, arrastou a decisão para os pênaltis através do placar de 0 a 0 nos 90 minutos regulamentares e na prorrogação.

A confiança dos corinthianos foi total na disputa de pênaltis. Isso porque o goleiro era Dida, que vinha de uma sequência de defesas em penalidades incrível. Inclusive, ele pegou uma cobrança de Anelka, pelo Real Madrid, na primeira fase.

O primeiro a bater foi Rincón, o capitão da equipe e jogador mais experiente. Gol do Corinthians. Romário empatou para o Vasco. Fernando Baiano, então, colocou o Timão em vantagem e Alex Oliveira igualou, mais uma vez, para o Vasco. Em seguida, Luizão fez o seu.

Depois disso, brilhou a estrela de Dida, que pegou o pênalti batido por Gilberto. Edu foi para a bola e marcou mais um para o Corinthians, deixando o placar em 4 a 2. Viola bateu para o Vasco e fez 4 a 3. Marcelinho Carioca tentou, mas Hélton defendeu.

Edmundo, na última chance do Vasco, chutou para fora. Com isso, o Timão conquistou o título. Mais de 30 milhões de corinthianos, espalhados pelo mundo, puderam comemorar uma das taças mais importantes da história. Estima-se a presença de mais de 25 mil torcedores do Corinthians, o primeiro campeão do Mundial de Clubes da FIFA, no Maracanã. Quase 24 anos depois da Invasão de 1976, o Rio de Janeiro voltou a ser ocupado pelos alvinegros.

Comentários

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Ale

    Ranking: 1437º

    Ale 1407 comentários

    @alealves em

    Tinha 13 anos na época assisti os jogos contra Al Nasser, Raja Casablanca (que vai jogar agora em 2013), e contra o Real Madri, me lembro do Edílson se apresentando para o Karambeu...

    Não sei como os antis ficam dizendo que era o real madri B: time contava com Inker Kasillas, Roberto Carlos, Michel Salgado, Sávio(se não me engano), Raúl, Morientes, Anelka (entortou o Dida lindo naquele dia), e o Karembeu (conheceu Edílson como ninguém), fora essa galera toda no Banco o Técnico que mais tarde seria campeão do mundo com a Espanha Vicente Del Bosque... Que time B é esse hein Real Madri... Haha Corinthians 1º Campeão Mundial de Clubes da FIFA... Não confunda com copa Jeep... Sobre mundial só converso com torcedores do Barcelona...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 26º

    Alexandre 23235 comentários

    31º. @alexandre.sccp1 em

    O mundo pintado de preto e branco
    Só que preto e branco do Corinthians
    Vaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii CORINTHIANS VAAAAIIIIIIIIII TIMÃO

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 1389º

    Guilherme 1442 comentários

    30º. @duzguiga em

    #Timaoooo

  • Foto do perfil de Rinaldo

    Ranking: 5948º

    Rinaldo 336 comentários

    29º. @rinaldo em

    Cara, esse jogo foi TENSO... Assim como, na minha opinião, os dois jogos contra eles na liberta 2012 foram os piores também... Nessa decisão do mundial eu e meu pai quase quebramos a TV... Que saudade de sentir essa adrenalina outra vez. Esses campeonatos de ponto corrido são um saco... Por isso a gente gosta tanto da Libertadores... Tem muito mais emoção.

  • Foto do perfil de Walmir

    Walmir 5 comentários

    28º. @netogames009 em

    Vice de novo!kkkkkkkkkk

  • Foto do perfil de Evandro

    Ranking: 4275º

    Evandro 494 comentários

    27º. @manaceiadoalvim em

    Vai Corinthians