Venha fazer parte da KTO
x
Augusto Melo encontra 1º grande problema no Corinthians
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Augusto Melo encontra 1º grande problema no Corinthians

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

65 mil visualizações 246 comentários Comunicar erro

Augusto Melo encontra 1º grande problema no Corinthians

Augusto Melo durante eleição do Corinthians; o presidente assume oficialmente no próximo dia 2

Foto: Danilo Augusto / Meu Timão

Com a eleição de Augusto Melo dia 25 de novembro e o fim do Campeonato Brasileiro dia 6 de dezembro, nada mais natural do que a nova diretoria passar a reta final do ano debruçada sobre o planejamento da próxima temporada. Eis que o novo presidente encontrou seu primeiro grande problema dentro do projeto de profissionalizar as tomadas de decisão no CT.

A promessa de campanha, repetida em várias entrevistas também depois de eleito, era clara: reformulação máxima no elenco do Corinthians. Quer reformular? Precisa negociar. Quer negociar? Precisa do também prometido executivo de futebol. Cadê o executivo no momento mais importante do choque de gestão prometido por Augusto?

Muito se falou no interesse em Rodrigo Caetano; foi lá o Atlético-MG e ganhou a negociação pela permanência. Especulou-se Alexandre Mattos; foi lá o Vasco e fechou com o executivo que estava no Athletico. E segue por enquanto o Corinthians tentando se reformular sem a peça-chave para o momento mais importante do processo de reformulação do futebol corinthiano.

Em meio à saída de grande parte do elenco nessas últimas duas semanas, Augusto Melo não conseguiu fechar com o tão almejado dirigente profissional - cuja importância por várias vezes foi destacada justamente pelo novo presidente. Em paralelo (e não por coincidência), vai encontrando dificuldade para acertar com seus alvos no mercado - Gabigol, Soteldo, Maurício, Erick, Robert Renan...

Não é necessariamente uma crise encontrar dificuldade para contratar bons nomes. Até acho melhor demorar para se reforçar e realmente acertar na hora de fechar negócios bons para o clube. O arquirrival bicampeão brasileiro em 2023 é um bom exemplo recente - por mais que os atuais momentos dos dois clubes e elencos sejam completamente distintos.

Mas é inegável que há hoje um primeiro grande problema encontrado por Augusto Melo. E a depender da demora para resolvê-lo, aí sim uma crise ao longo de 2024 pode ser desencadeada - como vimos nos últimos anos em consequência de elencos mal montados por quem não se mostrou capacitado para tal.

Nem tudo está ruim

Apesar de não haver o profissional gabaritado pelo mercado prometido por Augusto, o diretor de futebol estatutário, Rubens Gomes, o Rubão, tem se esforçado nos bastidores para conseguir bons acordos no mercado. Mano Menezes também participa ativamente do processo. E, principalmente, Thiago Gasparino foi contratado como novo analista de mercado e também já toma decisões internas.

É errado, portanto, dizer que o Corinthians está largado às traças - como pode parecer para o torcedor ao se deparar com um elenco diariamente se esfarelando, nenhuma contratação formalizada e o atual presidente de licença passando o bastão a seus vices.

Mas que falta a peça que pode alavancar os esforços já existentes da nova gestão... Isso falta.

Veja mais em: Augusto Melo, Mercado da bola, Contratações do Corinthians, Elenco do Corinthians, Duílio Monteiro Alves e Mano Menezes.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?