Corintiano ou Corinthiano?

Fórum do Corinthians
Tópico popular Entenda as regras

Eduardo #9.253 @eduardo.almeida19 em 22/07/2015 às 16:40

No domingo se nāo me engano o babaca do Fábio Sormani apavorou um internauta por ter mandado uma mensagem dizendo que era 'CorinTHiano', o jornalistinha disse que o rapaznāo era um grande torcedor, pois nāo sabia nem escrever corintiano com a grafia correta.

Eu fiquei na dúvida sempre soube que corintiano sem o H era o correto, alguém sabeberia informar qual o jeito certo de se escrever?

Vai Corinthians!

750 visualizações e 69 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Ademir Infante Filho #196 @infante em 22/07/2015 às 16:47

Acabei de me informar, o correto é corintiano, sem h.

Por ser um substantivo, tem que obedecer a norma culta, e não existe dígrafo th na língua portuguesa.

No caso de Corinthians, tem th porque é um nome próprio.

O mesmo se aplica ao nome próprio Bahia. Seus moradores são baianos e não bahianos.

Corneta . #29 @cesinha77 em 22/07/2015 às 17:03

Pode escrever como quiser. Ambas grafias estão corretas. Sem H atende a Lingua Portuguesa. Com H atende a você e a toda Fiel.

Últimas respostas

Ehnois Smith #710 @ehnois.smith em 23/07/2015 às 01:10

A camisa Democracia CorintHiana te responde algo?

Publicidade

Manoel Messias Vieira Ramos #146 @cassanti em 23/07/2015 às 01:09

Isso se chama tradição ou linguagem popular! Um dicionário decente já deveria ter adotado o termo corinthiano como correto!

Robson #12 @robson.oliveira4 em 22/07/2015 às 23:02

" "

De acordo com a lingua portuguesa está errado, mas sempre foi usado o TH, é algo difícil de mudar.

Victor Paiva #236 @vicman77 em 23/07/2015 às 01:09

Quem liga para o que esse idiota diz? É um LIXO.

Gunter Silvio Vieira Gomes #208 @pracimadelas em 23/07/2015 às 01:04

Mesmo conhecendo a regra, ainda sim dificilmente escrevo sem TH.

ADEMIR #196 @infante em 22/07/2015 às 16:47

" "

Acabei de me informar, o correto é corintiano, sem h.

Por ser um substantivo, tem que obedecer a norma culta, e não existe dígrafo th na língua portuguesa.

No caso de Corinthians, tem th porque é um nome próprio.

O mesmo se aplica ao nome próprio Bahia. Seus moradores são baianos e não bahianos.

Manoel Messias Vieira Ramos #146 @cassanti em 23/07/2015 às 01:00

A grafia correta é corintiano. Mas eu continuo a escrever corinthiano e dane-se a gramática. Quando um gramático erra ele está criando uma nova forma de escrever; mas quando o cidadão comum erra é chamado de burro e de analfabeto. Eu gostaria de perguntar a Vocês, se estão contentes com as lambanças feitas pelos gramáticos na última reforma ortográfica da nossa Língua Portuguesa!

Jose Laercio Chelski #698 @herlock.sholmes em 23/07/2015 às 00:07

Ele é santista... Então precisa de um recado que baleia não é peixe.

Marco #1183 @marco.aurelio76 em 22/07/2015 às 23:47

" "

Esse sormani é um idiota, hoje na fox estava discutindo com um caras do rio que o Corinthians não era bicampeão do mundo o cara só faltou chamar ele de burro. Depois falou, quando mostraram a camisa laranja do Timão, que o Corinthians não era alvinegro por ter vermelho no escudo, é um idiota. O certo é Corintiano, mas todos os Corinthianos escrevem com th, ou seja é uma licença poética. O Fabio sormani é santista, e odeio o Corinthians, é o mesmo que apoia uma lei que regule as verbas da televisão, que deveriam ser iguais, #[email protected]% lei que regula a vontade das partes em contratar é um imbecil, e o presidente do Atlético chamou o deputado de imbecil que quer fazer a lei.

Pedro Kayky Teodoro #730 @pedro.kayky.teodoro1 em 23/07/2015 às 00:03

Corithiano, claro

Marco Aurélio #1.183 @marco.aurelio76 em 22/07/2015 às 23:47

Esse sormani é um idiota, hoje na fox estava discutindo com um caras do rio que o Corinthians não era bicampeão do mundo o cara só faltou chamar ele de burro. Depois falou, quando mostraram a camisa laranja do Timão, que o Corinthians não era alvinegro por ter vermelho no escudo, é um idiota. O certo é Corintiano, mas todos os Corinthianos escrevem com th, ou seja é uma licença poética. O Fabio sormani é santista, e odeio o Corinthians, é o mesmo que apoia uma lei que regule as verbas da televisão, que deveriam ser iguais, #[email protected]% lei que regula a vontade das partes em contratar é um imbecil, e o presidente do Atlético chamou o deputado de imbecil que quer fazer a lei.

Sccp 2012 #17 @fiel.menezes em 22/07/2015 às 23:41

Manda esse recalcado do Sormani a merda, a gente escreve do jeito que a gente quiser...VAI CORINTHIANS!

Rogério Cardoso #47 @rogerackbar em 22/07/2015 às 23:39

'Corinthians' é palavra inglesa. Significa 'coríntios', isto é, quem nasce na cidade grega de Corinto.

ADEMIR #196 @infante em 22/07/2015 às 16:47

" "

Acabei de me informar, o correto é corintiano, sem h.

Por ser um substantivo, tem que obedecer a norma culta, e não existe dígrafo th na língua portuguesa.

No caso de Corinthians, tem th porque é um nome próprio.

O mesmo se aplica ao nome próprio Bahia. Seus moradores são baianos e não bahianos.