Relembre os nove episódios que intensificaram a rivalidade entre Corinthians e Internacional

Relembre os nove episódios que intensificaram a rivalidade entre Corinthians e Internacional

Por Meu Timão

70 mil visualizações 98 comentários Comunicar erro

Corinthians e Internacional voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, pela quarta fase da Copa do Brasil, no Beira-Rio. Um duelo que promete esquentar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes, que já protagonizaram momentos históricos e inesquecíveis para ambas as torcidas.

A reportagem do Meu Timão relembra todos os episódios que intensificaram essa relação quente entre paulistas e gaúchos. Leia e entenda por que Corinthians e Internacional é considerado por muita gente como o confronto de maior rivalidade entre clubes de estados diferentes no país. Veja abaixo:

Decisão do Brasileirão de 1976

Internacional e Corinthians disputaram a decisão com perspectivas diferentes: gaúchos em busca do bicampeonato nacional e paulistas em busca do fim do jejum de quase 22 anos. Cerca de 15 mil corintianos estiveram no Beira-Rio e, segundo relatos da época, sofreram com maus tratos antes, durante e depois do jogo. O Internacional abriu o placar com gol de cabeça de Dadá Maravilha. No segundo tempo, Valdomiro cobrou falta, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol. O árbitro não confirmou, mas o assistente correu para o meio e deu o gol: 2 a 0. Jogadores do Timão reclamaram, mas nada adiantou. Derrota na final.

Decisão do Brasileirão de 1976 foi no Beira-Rio

Decisão do Brasileirão de 1976 foi no Beira-Rio

Reprodução/Internet

Oitavas da Copa do Brasil de 1992

O Corinthians foi eliminado do torneio pelo Internacional após ser goleado na ida: 4 a 0, no Pacaembu. Com direito a gol do volante Márcio Bittencourt, que disputou 273 partidas no Parque São Jorge e não fez nenhum gol. A torcida alvinegra pediu "Fora, Basílio!", solicitando a demissão do Pé-de-Anjo, treinador na época. Na volta, no Beira-Rio, empate sem gols.

Corinthians foi goleado na Copa do Brasil de 1992

Corinthians foi goleado na Copa do Brasil de 1992

Reprodução/Internet

Brasileirão 2005

No dia 20 de novembro daquele ano, Corinthians e Internacional ficaram no 1 a 1 no Pacaembu. Tevez abriu o placar, Rafael Sóbis empatou, mas o protagonista foi Márcio Rezende de Freitas, que expulsou Tinga após ser tocado pelo goleiro Fábio Costa dentro da área. O árbitro alegou simulação do volante, que se revoltou após o jogo. O duelo ocorreu na antepenúltima rodada daquela competição, marcada pela chamada "Máfia do Apito", protagonizada pelo árbitro Edilson Pereira de Carvalho.

Duelo pelo Brasileiro 2005 virou combustível

Duelo pelo Brasileiro 2005 virou combustível

Reprodução/Internet

Brasileirão 2007

Internacional e Corinthians disputaram a última rodada daquela competição em situações distintas. Os gaúchos estavam na oitava colocação, não brigavam por mais nada e enfrentavam o Goiás, no Serra Dourada. O Timão, por sua vez, era 16º e precisava vencer o Grêmio no Olímpico para se garantir na Série A. Um revés goiano diante do Internacional também bastaria ao Corinthians. Porém, o Goiás bateu o time do Sul, por 2 a 1, com direito a dois pênaltis perdidos dos donos da casa cancelados pela arbitragem. Nos bastidores, diretoria e jogadores do Timão acusaram os gaúchos de terem facilitado a vida dos goianos por raiva de dois anos antes.

Torcida do Inter quis a derrota do próprio time para o Goiás em 2007

Torcida do Inter quis a derrota do próprio time para o Goiás em 2007

Reprodução/Internet

Final da Copa do Brasil de 2009

Corinthians e Internacional se enfrentaram na decisão do torneio. Era o ano do Centenário do time gaúcho. No primeiro jogo, vitória alvinegra por 2 a 0 no Pacaembu, com gols de Jorge Henrique e Ronaldo. Após a partida de ida, Fernando Carvalho apresentou um DVD com supostos erros de arbitragem a favor do Corinthians, além de uma faixa antecipada de campeão feita por marreteiros paulistanos que tinha sido enviada pelos Correios. A ação virou motivo de chacota para os corinthianos, que começaram a ironizar o time gaúcho desde a partida decisiva de 2009, que terminou empatada em 2 a 2. "Põe no DVD" virou quase um mantra corinthiano.

Corinthians foi campeão da Copa do Brasil em 2009 dentro do Beira-Rio

Corinthians foi campeão da Copa do Brasil em 2009 dentro do Beira-Rio

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Caso Petros, em 2014

Petros estava registrado pelo Corinthians na CBF, mas um novo vínculo do volante foi registrado pelo clube numa sexta-feira, 1º de agosto. Com o prazo de um dia útil para entrar em vigência, o contrato passou a valer apenas na segunda-feira, após o jogo contra o Coritiba - que teve Petros em campo. O caso foi levado ao STJD, com Internacional e Grêmio marcando presença no julgamento como 'partes interessadas', como foi falado na época. O Corinthians foi absolvido, não perdeu pontos e terminou o Brasileiro em quarto, uma posição atrás dos colorados e três acima dos tricolores. No telão da Arena, o mantra "Põe no DVD".

Petros durante treino do Corinthians em 2014

Petros durante treino do Corinthians em 2014

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Mascotes da Copa, em 2014

O Corinthians aproveitou o lançamento dos mascotes da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2014, para brincar com Internacional e Grêmio. Pela conta oficial do time no Twitter, apareciam as duas figuras dos Jogos, uma em vermelho e outra em azul. O primeiro dos mascotes tinha escrito 'DVD', lembrando a equipe colorada, enquanto que o outro levava um '7x1' no peito, falando de Luiz Felipe Scolari, que treinava o grupo gremista na época.

Corinthians brincou com os mascotes da Olimpíada do RJ

Corinthians brincou com os mascotes da Olimpíada do RJ

Reprodução/Internet

Briga por Tite na véspera de 2015

Corinthians e Internacional duelaram pela contratação de Tite em dezembro de 2014, ano esse que o treinador tirou para acompanhar a Copa do Mundo, estudar e viajar pelo mundo. As duas diretorias falaram abertamente sobre a disputa, que acabou sendo vencida pelo Timão. Tite veio e, com ele, a campanha história do hexacampeonato brasileiro no Brasileirão de 2015.

Tite se despediu do Corinthians em 2013 contra o Inter no Pacaembu

Tite se despediu do Corinthians em 2013 contra o Internacional no Pacaembu

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Brasileirão 2016

O Corinthians recebeu o Internacional em sua arena na antepenúltima rodada do Brasileirão 2016. Os gaúchos precisavam vencer para tentar escapar do rebaixamento. Mas o Timão não deu chance, venceu por 1 a 0 (gol de pênalti de Marlone) e deixou o rival ainda mais perto da degola, que seria confirmada na sequência. A torcida corinthiana, sedenta por vingança por 2007, comemorou nas arquibancadas "Arerê...o Inter vai disputar a Série B".

Marlone fez o gol na Arena e deixou o Inter mais perto da Série B

Marlone fez o gol na Arena e deixou o Internacional mais perto da Série B

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Relembre o retrospecto do duelo

Jogos: 82
Vitórias do Corinthians: 31
Vitórias do Internacional: 22
Empates: 29
Gols marcados: 90
Gols sofridos: 82

Últimos jogos entre os clubes

21/11/2016 - Corinthians 1x0 Internacional
31/07/2016 - Internacional 0x1 Corinthians
16/09/2015 - Internacional 2x1 Corinthians
13/06/2015 - Corinthians 2x1 Internacional
19/10/2014 - Internacional 1x2 Corinthians
17/07/2014 - Corinthians 2x1 Internacional
30/11/2013 - Corinthians 0x0 Internacional
04/09/2013 - Internacional 1x0 Corinthians
18/11/2012 - Internacional 0x2 Corinthians
16/08/2012 - Corinthians 1x0 Internacional
23/10/2011 - Internacional 1x1 Corinthians
14/07/2011 - Corinthians 1x0 Internacional
26/09/2010 - Internacional 3x2 Corinthians

Veja mais em: Copa do Brasil e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Jonathas está na mira do Corinthians, que já vê concorrente pelo centroavante brasileiro

    Corinthians vê clube turco demonstrar interesse por Jonathas

    ver detalhes
  • Fagner faz parte da delegação canarinha que busca o hexa na Rússia

    Até rivais se rendem, e Fagner é elogiado após estreia em Copas do Mundo; veja repercussão

    ver detalhes
  • Fagner e Tite trabalharam juntos no Corinthians em 2015 e 2016

    Fagner ou Danilo? Corinthiano leva vantagem nas estatísticas defensivas e ofensivas na Copa

    ver detalhes
  • Os maiores perrengues no Jornalismo feat André Ranieri | #61

    VÍDEO: Os maiores perrengues no Jornalismo feat André Ranieri | #61

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes