9.8K 241 Reportar erro
Um pior que o outro
Dez números e recordes que comprovam que segundo semestre do Corinthians foi catastrófico
Por Rodrigo Vessoni
Assim que o árbitro apitou o fim de Grêmio 1 a 0 Corinthians, neste domingo, em Porto Alegre , o sentimento do torcedor alvinegro se propagou nas redes sociais: "Seja bem-vindo, 2019!" e "Adeus, 2018!". Um desabafo que faz todo sentido se for feita uma análise dos números e recordes negativos da equipe alvinegra na temporada.
O segundo semestre da equipe, que pese a chegada à decisão da Copa do Brasil, foi catastrófico. Sim, essa é uma palavra que representa bem. E poderia ter sido calamitoso, desastroso, horrível, lamentável, miserável, terrível, trágico, detestável, abominável, horrendo, abominoso, deplorável...
Leia também: Jair reconhece números ruins, mas afasta tom de despedida e valoriza trabalho no Corinthians
A reportagem do Meu Timão fez um levantamento de alguns números e recordes negativos do Corinthians que comprovam: qualquer adjetivo acima serviria para mostrar o que as equipes de Osmar Loss e Jair Ventura - principalmente o segundo -, fizeram no Brasileiro. Veja abaixo:
1) Mais derrotado do Brasil na temporada: 27 derrotas
O Corinthians fecha a temporada 2018 como o clube brasileiro mais perdedor, ao lado de Paraná e Vitória. Os três perderam 27 jogos oficiais de janeiro a dezembro. Nenhum outro perdeu tanto.
2) Pior aproveitamento de um treinador na década: 31,1%
Jair Ventura deve se despedir esta semana. E, se for embora, vai como o treinador de pior aproveitamento no clube desde 2006. Há 12 anos, desde Geninho, nenhum tinha feito tantos poucos pontos à frente da equipe. Foram apenas quatro vitórias, seis empates e nove derrotas.
3) Pior ano do Corinthians na Arena: 62,85% dos pontos
O Corinthians teve seu pior aproveitamento em Arena desde a sua inauguração, em 2014. Nesta temporada, a equipe conquistou apenas 62,85% dos pontos disputados dentro da casa corinthiana. Muito pior do que os anos anteriores: 75,9% (2014), 80% (2015), 78,4% (2016) e 69,6% (2017).
4) Pior turno do Corinthians na era dos pontos corridos do Brasileiro: 31,57%
O returno do Corinthians no Brasileirão foi o pior turno do clube na era dos pontos corridos, que foi iniciada em 2003. Jamais, nem mesmo no ano do rebaixamento, o Timão fechou uma metade da competição com apenas 31,57%.
5) Maior número de gols tomados por Cássio numa temporada pelo Corinthians: 52
A temporada foi ruim para o Corinthians e para o torcedor. Para Cássio, não foi nada diferente. Ao contrário. Desde que chegou ao Parque São Jorge, em 2012, nunca o goleiro buscou tantas vezes a bola no fim do gol: 52 gols tomados este ano.
6) Pior aproveitamento de um técnico na Arena Corinthians: 55,5%
Além de ter o pior aproveitamento entre os técnicos da década, Jair Ventura pode deixar o Corinthians como quem menos conquistou pontos jogando na Arena. Nenhum dos sete treinadores que sentaram no banco de reservas do Timão em Itaquera teve aproveitamento tão ruim: 55,5%. O melhor é Tite, com mais de 80% dos pontos disputados.
7) Maior número de derrotas do clube em uma temporada neste Século: 27 derrotas
O Corinthians nunca perdeu tanto em sua história recente. Neste século (2001-2018), a equipe jamais havia chegado a 27 derrotas em uma mesma temporada. Os dois piores anos haviam sido 2003 e 2006, com 25 derrotas. Em tempo: números em jogos oficiais.
8) Maior número de derrotas em um campeonato de pontos corridos: 16
Os pontos corridos são disputados no Brasil desde 2003. Nesse período todo, o Corinthians nunca perdeu tanto em um mesmo Campeonato Brasileiro. Com essa última, para o Grêmio, o Timão chegou a lamentáveis 16 derrotas na competição nacional.
9) Maior número de derrotas na Arena na mesma temporada: 7
O Corinthians jamais perdeu tanto na Arena Corinthians como nesta temporada. Ao todo, a equipe caiu sete vezes em Itaquera desde janeiro - pior delas foi na decisão da Copa do Brasil. Até então, os piores anos tinham sido 2015 e 2016, com apenas três derrotas em casa.
10) Campanha de rebaixado como visitante: 17° lugar
O Corinthians fez apenas nove pontos como visitante no Campeonato Brasileiro. Foi seu pior desempenho em muitos anos, numa campanha que daria o rebaixamento se levasse em consideração apenas esse quesito. A equipe chegou a ficar 11 jogos sem vitória longe de sua torcida.





