Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians empata com o Flamengo na Neo Química Arena e segue perto do Z4 no Brasileirão

18 mil visualizações 517 comentários Reportar erro

Corinthians e Flamengo jogaram neste sábado pelo Brasileirão

Corinthians e Flamengo jogaram neste sábado pelo Brasileirão

Jhony Inacio/Meu Timão

Corinthians 1 X 1 Flamengo

Brasileirão 2023
07 de outubro de 2023, 21:00
Corinthians 1 x 1 Flamengo
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

Corinthians e Flamengo empataram em 1 a 1 na noite deste sábado, na Neo Química Arena. Em partida válida pela 26ª rodada, o Timão viu o adversário abrir o placar no começo do segundo tempo com Gerson, mas chegou ao empate com Fábio Santos nos 15 minutos finais do confronto.

O resultado deixou o Corinthians na 12ª colocação da tabela, com 31 pontos, quatro a mais que o Vasco, primeiro time na zona de rebaixamento. A equipe alvinegra ainda pode ser ultrapassada ao fim da rodada. O clube do Parque São Jorge chegou ao segundo jogo seguido sem vencer no campeonato.

O começo do primeiro tempo foi de uma tentativa de pressão do Corinthians. No entanto, o Timão não conseguiu se manter no campo de ataque por muito tempo e logo o Flamengo dominou as ações ofensivas do jogo. Cássio fez uma grande defesa em chute de Ayrton Lucas na grande área na melhor chance do adversário. A equipe de Mano Menezes pouco incomodou ofensivamente e errou bastante na tomada de decisão no último terço do campo.

A etapa final começou com o Corinthians errando bastante na defesa e o time de Mano Menezes viu o Flamengo aproveitar contra-ataque para abrir o placar com Gerson. Depois do gol, o Timão passou a ocupar mais o campo de ataque e chegou ao empate após pênalti de Léo Pereira por toque de mão na grande área. Fábio Santos quem cobrou e evitou a derrota corinthiana na Neo Química Arena.

Anota aí, Fiel! - O próximo compromisso do Corinthians é somente em 11 dias. Devido a Data-Fifa, não haverá jogos do Brasileirão no período. O Timão volta a campo pelo campeonato somente em 18 de outubro, quando enfrenta o Fluminense às 21h30, no Maracanã, em partida válida pela 27ª rodada.

Escalação

O técnico Mano Menezes escalou o Corinthians com o que teve de melhorar para encarar o Flamengo. Houve duas mudanças no time titular em relação ao jogo contra o Fortaleza, pela Sul-Americana. Bruno Méndez deixou Fagner no banco e assumiu a lateral-direita, enquanto Wesley tomou a vaga de Romero no lado esquerdo do ataque.

Dessa forma, a escalação do Corinthians foi formada por: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Renato Augusto e Matías Rojas; Wesley e Yuri Alberto.

A escalação do Corinthians para enfrentar o Flamengo neste sábado, pelo Brasileirão

Meu Timão

No banco, Mano Menezes ainda contou com: Carlos Miguel, Fausto Vera, Romero, Caetano, Gustavo Silva, Giuliano, Matheus Bidu, Fagner, Guilherme Biro, Pedro, Roni e Felipe Augusto.

O Flamengo, por sua vez, foi a campo da seguinte maneira: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Gerson e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Pedro.

O jogo

Primeiro tempo

O pontapé inicial foi dado pelo Corinthians, que já acionou Wesley pelo lado esquerdo e o atacante partiu sobre a marcação. O jogador chegou pela linha de fundo, tentou ganhar o escanteio, mas foi apenas tiro de meta para o Flamengo nos primeiros segundos de jogo.

O time corinthiano buscou ocupar o campo de ataque e sufocar o Flamengo desde a saída de bola. Aos três minutos, a pressão funcionou. Renato Augusto recebeu passe, passou pela marcação e sofreu falta frontal no meio-campo. Na cobrança, Rojas bateu direto, mas Rossi agarrou sem dificuldades. Foi a primeira finalização do jogo.

Mesmo com a forte pressão inicial do Corinthians, o Flamengo não abdicava trocar passes curtos no campo de defesa. O adversário, contudo, errava no terço final e a defesa do Timão recuperava a posse sem tantas dificuldades.

A pressão do Corinthians nos primeiros minutos foi bem suportada e o Flamengo começou a trocar mais passes na defesa corinthiana. A equipe carioca circulava pela entrada da grande e chegou a ganhar alguns escanteios, mas nenhum deles foi aproveitado, já que a zaga alvinegra era soberana nos cortes pelo alto até o momento.

A primeira finalização sofrida pelo Corinthians foi aos dez minutos. O Flamengo roubou a bola no meio-campo e engatou o contra-ataque rápido pela direita, onde Ayrton Lucas olhou para a grande área e encontrou Pedro com pouca liberdade. O atacante tentou um peixinho, mas a cabeçada saiu sem direção para o gol.

O Corinthians voltou a finalizar aos 14 minutos. O Flamengo tentou engatar o contra-ataque com Bruno Henrique, mas Bruno Méndez se antecipou e ganhou a bola. Ele passou para Rojas, que rolou para Renato Augusto. O camisa 8 ficou livre para arriscar o chute de fora da área e viu a bola passar próxima ao gol de Rossi.

Na sequência, foi a vez de Cássio trabalhar. O camisa 12 corinthiano fez duas defesas em chutes fortes de fora da área. A primeira foi de Erick Pulgar, aos 20 minutos, que aproveitou sobra no meio-campo e finalizou rasteiro, mas o goleiro encaixou. A segunda de Ayrton Lucas, um minuto depois, dessa vez a meia altura, mas novamente o arqueiro agarrou.

Aos 23 minutos, o técnico Mano Menezes foi obrigado a queimar a primeira substituição do Corinthians. Bruno Méndez, que sentiu dores após o lance que antecipou Bruno Henrique no ataque, deixou o campo para a entrada de Fagner.

Quatro minutos depois, o Corinthians tentou contragolpear o oponente e perdeu a bola no ataque. Contudo, Yuri Alberto correu mais que Léo Pereira e se antecipou ao zagueiro, mas caiu na grande área. O atacante pediu pênalti, mas o árbitro Anderson Daronco mandou o jogo seguir e sequer consultou o árbitro de vídeo.

A primeira meia hora de jogo foi do Flamengo circulando a área do Corinthians e buscando a finalização, bloqueada muitas vezes pela zaga alvinegra. Entretanto, os cariocas furaram a zaga corinthiana aos 30 minutos. Ayrton Lucas recebeu boa inversão de jogo, penetrou a grande área e ficou de frente para Cássio após cortar Fagner. O camisa 12 cresceu sobre o lateral e impediu o gol.

No lance seguinte, foi a vez da trave salvar o Corinthians. Éverton Ribeiro pegou sobra no lado esquerdo da grande área e, mesmo sem ângulo, arriscou um chute direto para o gol. A bola pegou Cássio de surpresa e acertou o poste de cima antes de sair pela linha de fundo.

Não só com as mãos e pés que Cássio salvava o Corinthians. O goleiro usou a velocidade, somada com o bom posicionamento, para interceptar o lançamento para Bruno Henrique nas costas da zaga. O camisa 12 chegou antes que o atacante adversário e apenas protegeu a bola até ver ela sair pela linha de fundo.

Com o Flamengo dominando as ações no campo de defesa do Corinthians, o time de Mano Menezes até conseguia recuperar a bola, mas não dava sequência na jogada e parava antes mesmo da linha intermediária.

Nas poucas oportunidades que tinha, o Corinthians errava nas tomadas de decisão. Rojas recuperou a bola no lado direito do meio-campo e fez a inversão de jogo para Wesley. O jovem atacante teve liberdade para conduzir até a grande área, onde cortou para a direita e fintou novamente para chutar com o pé esquerdo. A finalização, contudo, saiu bloqueada e Rossi ficou com ela.

Aos 44 minutos, Yuri Alberto conseguiu roubar a bola do zagueiro do Flamengo na entrada da grande área. Sozinho, o camisa 9 ajeitou o corpo para finalizar de pé esquerdo, mas pegou mal e a finalização saiu fraca para Rossi fazer a defesa.

Menos intenso em relação ao começo do jogo, o Flamengo abusou de finalizações de média e longa distância. Nos acréscimos, Gerson chutou forte na entrada da grande área. A bola bateu na defesa e foi para escanteio. Na cobrança, Cássio segurou o cruzamento e tentou emendar o contra-ataque. Contudo, o ataque corinthiano não incomodou a defesa flamenguista e o primeiro tempo terminou empatado sem gols.

Segundo tempo

No retorno para o intervalo, Mano Menezes sacou Renato Augusto para colocar Giuliano em campo. Segundo informações da reportagem de campo do SporTV, o camisa 8 nem subiu junto com os suplentes para o banco de reservas.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, a defesa do Corinthians bateu cabeça e por pouco não permitiu que o Flamengo inaugurasse o placar. Em lançamento, Veríssimo fez o corte e tocou no contrapé de Cássio. O goleiro teve de segurar a bola com as mãos para que os atacantes adversários não finalizassem a gol. Os jogadores adversários pediram recuo no lance, mas Anderson Daronco entendeu como jogada normal.

E não demorou muito para o Corinthians novamente sofrer na defesa. Aos três minutos, Gerson realizou enfiada de bola para Bruno Henrique nas costas de Fagner. O atacante penetrou na grande área, ficou de frente para Cássio e tentou fazer uma cavadinha. O camisa 12 fez a intervenção no chute e mandou para escanteio.

O Corinthians só foi incomodar o Flamengo aos cinco minutos. Wesley partiu em velocidade pelo lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro para a grande área. Yuri Alberto tentou emendar o chute de esquerda de primeira, mas furou e a defesa adversária retomou a posse.

Depois de uma sequência de erros, o Corinthians viu o Flamengo abrir o placar aos oito minutos. Giuliano errou passe no meio-campo e o time carioca aproveitou a fragilidade da defesa para engatar o contra-ataque. Gerson foi acionado na entrada da grande área, onde cortou a marcação de Gil e chutou cruzado de pé esquerdo. A bola foi no ângulo oposto de Cássio, que dessa vez não conseguiu impedir o tento.

Mesmo dentro de casa, o Corinthians era inofensivo, menos ainda que no primeiro tempo. Pensando mudar esse panorama, Mano Menezes sacou Wesley e Rojas aos 13 minutos e colocou em campo Romero e Pedro.

Após o gol sofrido, o Corinthians passou a ocupar o campo de ataque e buscar espaços na defesa flamenguista. Sem criatividade, a equipe alvinegra tentava explorar as laterais do campo, onde estavam Romero e Pedro, para realizarem jogadas individuais e realizarem cruzamentos para a grande área.

Aos 20 minutos, Moscardo destoou dos companheiros e conseguiu fazer boa jogada pelo meio-campo. O volante chapelou Pulgar e teve liberdade para conduzir até a entrada da grande área. Ele ajeitou o corpo para chutar e acabou pegando mal.

A Fiel se levantou das arquibancadas da Arena aos 28 minutos, quando Fagner realizou lançamento para Lucas Veríssimo livre na grande área. O zagueiro cabeceou para o meio procurando Yuri Alberto livre, mas a defesa do Flamengo fez o corte. Entretanto, o bandeirinha já havia assinalado impedimento no lance e freou os ânimos dos corinthianos no estádio.

Mesmo sem criar grandes chances, o Corinthians tinha a bola parada como arma para incomodar o Flamengo. E foi assim que o clube do Parque São Jorge chegou ao gol de empate. Em cruzamento na área, a defesa adversária fez o corte após bate e rebate e a bola sobrou para Fábio Santos na entrada da grande área. O lateral chutou forte, mas viu a finalização explodir no braço de Léo Pereira e Anderson Daronco assinalou pênalti sem hesitar.

Na cobrança, Fábio Santos bateu no lado direito de Rossi. O goleiro acertou o canto e até triscou na bola, mas não o suficiente para evitar o gol de empate do Corinthians na Neo Química Arena aos 33 minutos.

Mesmo empurrado pela Fiel, que inflamou nas arquibancadas com o empate, o Corinthians não conseguiu aproveitar o embalo e buscar a virada. Pelo contrário, o Flamengo voltou a controlar o jogo e foi o time que buscou pela vitória na reta final.

A defesa corinthiana impediu as investidas do Flamengo, mas não teve dificuldade de ocupar o campo de ataque. Em um dos cortes realizados pela zaga no final do confronto, Felipe Augusto recebeu antes da linha intermediária e observou Rossi adiantado. O atacante surpreendeu e tentou o gol do meio-campo, mas não pegou como gostaria na bola e ela saiu pela linha de fundo. O lance marcou a última jogada do duelo, que acabou empatado em 1 a 1 na Neo Química Arena.

Veja mais em: Corinthians x Flamengo e Campeonato Brasileiro.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a notícia: