Venha fazer parte da KTO
x

Post de Félix no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

A passionalidade no futebol impede a racionalidade lógica, isso é fato. É muito fácil ser tendencioso – praticado pelos convencionalistas que afirmam e acreditam em qualquer coisa –, mas difícil é ser tendencioso com método – e isso é a arte dos falaciosos que usam de demagogia. Analisando o que o Benja disse, nota-se que ele, além de parcialista, agiu com método exatamente como fazem os falaciosos midiáticos, para a convencionalidade dos tendenciosos comuns.

Ao olhar a reprise do jogo, notei muitas falhas de estratégia do Mancini. Compreendo que ele queria um time mais defensivo no meio-campo e sem avançar muito devido a agudeza de ataque do adversário, mas cometeu alguns erros estratégicos nisso. E é sobre esses erros que gostaria de falar, com ênfase no fato de que o Luan, ao contrário do que muitos dizem, tem pouca culpa no jogo.

LUAN

Esse mapa mostra como o Corinthians se comportou no jogo todo. Notem que o Corinthians se posicionou bem mais pelo lado direito do que pelo esquerdo, e somente no meio-campo. No primeiro tempo foi mais aterrador: o time ficou bem mais na defensiva do que isso. Agora notem o mapa e os dados do Luan e aí perceberão o erro do time: o Luan jogou como meia-direita e como “volante de impulsão” – termo inventado de improviso por minha humilde pessoa pra designar alguém que aciona o ataque da defesa! –, sendo que a real função dele é de meia-atacante ou falso 9 que faz a transição para a meia-esquerda! Em outras palavras, ele jogou numa posição totalmente diferente da dele – e o único passe decisivo dele foi dado em plena área como um falso 9. Os últimos jogos dele provam isso, mostram como ele foi eficiente – basta olhar meus artigos anteriores – portanto o argumento não é ilógico.

E falando em chutes...

O Corinthians finalizou a mesma quantia que o Bragantino: 13 vezes, e desses, 4 foram a gol, 5 fora e 4 bloqueados; enquanto que o do Bragantino, tirando o total de bloqueados que foram os mesmos, foi totalmente o inverso: 5 foram a gol e 4 fora!

Agora esse mapa acima é que mata a charada do jogo: aí vemos as assistências para finalização...notem que o Bragantino deu 5 assistências perigosas no nosso lado esquerdo, e desses, 2 resultaram em gol!

QUAL FOI O ERRO DO CORINTHIANS?

O erro do Corinthians foi armar um 4-2-3-1 defensivo em que tirou a melhor característica do Ramiro, que é participar do meio-campo em ataque, para exigir que ele fizesse um papel bem mais defensivo do que ele gostaria – como mostra os dados e mapa acima – ao mesmo tempo em que explorava constantemente o ataque pelos lados com Fagner e Fábio Santos, expondo em demasia os lados do campo. Ramiro foi ruim na partida porque o time foi sufocado num 4-4-2 com meias velozes, e aí está a burrice do Mancini. Nem Gustavo Silva nem Mateus Vital recuavam como deveriam porque até eles recuarem a linha meio-campista adversária bem treinada já estava avançada, criando sérios perigos para o lado esquerdo constantemente desguarnecido com os abusos do Fábio Santos. Mais interessante seria se, com os mesmos jogadores, o esquema fosse um 4-1-4-1 com Ramiro mais adiantado perto de Cazares e Luan no segundo tempo jogando como falso 9. O time seria muito mais móvel e os laterais voltariam à tempo.

Devo acrescentar que a falha semelhante foi visto no jogo contra o Palmeiras, aonde o mesmo esquema tático foi usado e os laterais abusavam em ir ao ataque, desguarnecendo principalmente o nosso lado esquerdo (Fábio Santos). Mateus Vital, assim como Luan, é um meia-atacante, e na verdade ele joga bem melhor quando recua defensivamente pelo meio para fazer a transição pelos lados e não apenas recuando pela lateral esquerda para apoiar o lateral, pois ele não tem velocidade pra isso. E desse jeito sempre deu certo pra ele porque dá tempo pra recuar com tranquilidade enquanto pensa em um ataque.

CONCLUSÃO

Mancini errou feio na estratégia, disso todos concordam. Mas Luan, proporcionalmente, foi um dos melhores em campo dentro do que o técnico pediu, o que não foi nem de longe o ideal. Se buscava agudeza de ataque no segundo tempo, o mais interessante seria colocar Everaldo como meia-direita, com Xavier como único volante e Luan como falso 9 trocando de posição com Vital.

Desconsiderar um time que faz o básico de maneira incisiva é uma péssima abordagem. É assim que subestimaram o Santos por muito tempo. No próximo jogo estaremos muito desfalcados, mas acredito que seria a chance ideal para Angelo Araos, desde que o coloquem como meia-esquerda e não façam com que Fábio Santos desça demais, e coloquem o Luan na posição correta. E para o segundo tempo, colocar Everaldo ou até mesmo Jonathan Jesus para o lado direito e freiando o ímpeto do Fagner. Uma coisa eu digo, pra sugestão: é preciso tirar o senso comum de que os laterais devem correr até a área, pois eles podem ser muito úteis no meio-campo armando o jogo com o volante e um dos zagueiros.

VAI CORINTHIANS!

em Análise dos jogos > Análise do Luan e do Corinthians contra o Bragantino

Responder ao post do Félix

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Igor Augusto

    Yuri é indefensável

    Última resposta há 5 segundos por Josubritto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Cordeiro

    Até algum dos covardes... #CássioNoBanco

    Última resposta há 7 segundos por Haaland Corinthiano

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Ou o Antônio Oliveira meche no time, ou é rua!

    Última resposta há 20 segundos por Mano do Mano

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Tadeu Stoduto

    Cadê o Corinthians?

    Criado em 22 segundos por Carlos Tadeu Stoduto

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Doutor Corinthians

    Alguém poderia me dizer o que o Paulinho está jogando pra justificar entrar todo jogo?

    Última resposta há 26 segundos por marcelo soarez

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcelo Pedrosa

    Obrigado, Elia Júnior jornalista da Band

    Última resposta há 28 segundos por Aldo Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Gava Siqueira

    Cássio, esse tópico é para você ler!

    Última resposta há 33 segundos por carlos mg

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthian Casuals

    Só foi feita 40% de reformulação de 2023 pra cá

    Última resposta há 35 segundos por Marcos Moreira

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Pinto Mayrink Magalhaes

    Chega de 4-3-3 e chega de Cássio!

    Última resposta há 36 segundos por Sidney Curcio de Miranda Junior

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Puto

    A escalação de ontem é a boa notícia

    Criado em 42 segundos por Torcedor Puto

    0respostas

    acessar o tópico