Coringa Sccp
Minha opinião: Romero não tem futebol para envergar a camisa titular do Corinthians. Ponto. O Timão merecia mais. Infelizmente, ele é falho demais em alguns fundamentos básicos para um jogador profissional. O que ele tem de bom é que se posiciona muito bem e é bastante voluntarioso. Mas (sempre tem um mas), atualmente, neste elenco, é ele quem tenta fazer alguma coisa. É aquela velha história, em terra de cego, quem tem um olho é rei. E é por isso que ele joga, os números falam por si. Se ele não é bom, os outros estão piores. Portanto, é o que temos para hoje...
em Bate-Papo da Torcida > [ESTATISTIMÃO] Quais são nossos melhores e piores jogadores de ataque?
Em resposta ao tópico:
Salve Fiel,
Tentando responder a um questionamento muito recorrente aqui no fórum, que sempre vem com críticas ao nosso ataque, esse post vai procurar responder estatisticamente quais são os jogadores mais e menos produtivos do nosso ataque.
Um dos melhores métodos pra medir a produtividade de um jogador de ataque é o envolvimento em gols (quantidade de gols + quantidade de assistências). Para deixá-los em pé de igualdade, se cria um índice de envolvimento em gols relativizando pelo tempo jogado. Serão observados aqui os nossos centroavantes, pontas e meia-atacantes.
Observemos o envolvimento em gol por jogo:
1º Angel Romero - 12 jogos - 4 gols - 4 assistências - 0,67
2º Marquinhos Gabriel - 18 jogos - 4 gols - 2 assistências - 0,33
Lucca - 6 jogos - 2 gols - 0 assistências - 0,33
4º Giovanni Augusto - 17 jogos - 1 gol - 3 assistências - 0,24
Guilherme - 17 jogos - 2 gols - 2 assistências - 0,24
6º Danilo - 6 jogos - 1 gol - 0 assistências - 0,17
7º André - 9 jogos - 1 gol - 0 assistências - 0,11
8º Luciano - 15 jogos - 1 gol - 0 assistências - 0,07
S/C Rildo - 2 jogos - 1 gol - 0 assistências - 0,5
A razão para Rildo não ter sido envolvido na classificação é que ele não teve jogos o suficiente para que seu índice seja estatisticamente relevante.
Ao ler esse primeiro ranking, você pode ter a impressão de que há algumas distorções, como por exemplo jogadores que entram no segundo tempo ou que não tem o mesmo tempo de jogos que outros, e você ao observar isso estaria coberto de razão. Fiz então um índice que fosse mais justo nesse sentido: envolvimento em gols por 90 minutos. O conceito é simples: a cada jogo completo, quantos gols o jogador proporciona entre gols e assistências.
Observemos então o envolvimento em gols por 90 minutos:
1º Angel Romero - 967 minutos - 4 gols - 4 assistências - 0,74
2º Lucca - 256 minutos - 2 gols - 0 assistências - 0,70
3º Danilo - 228 minutos - 1 gol - 0 assistências - 0,39
Guilherme - 926 minutos - 2 gols - 2 assistências - 0,39
5º Marquinhos Gabriel - 1490 minutos - 4 gols - 2 assistências - 0,36
6º Giovanni Augusto - 1227 minutos - 1 gol - 3 assistências - 0,29
7º André - 384 minutos - 1 gol - 0 assistências - 0,23
8º Luciano - 854 minutos - 1 gol - 0 assistências - 0,11
S/C Rildo - 26 minutos - 1 gol - 0 assistências - 3,46
Mesma observação do Rildo será feita aqui novamente. Ele não tem a quantidade de minutos necessária pra que seja obtido um resultado estatisticamente relevante. Da mesma maneira, Lucca, Danilo e André provavelmente se aproximariam de seus índices 'naturais' caso tivessem mais tempo de jogo. Para mais ou para menos.
Impressiona nos dois rankings a liderança de Angel Romero. Embora sabemos que ele tenha alguma dificuldade nos primeiros dois terços do campo quando precisa carregar a bola ou executar passes longos, no último terço do campo, nas ocasiões em que se precisa de apenas um toque na bola, o paraguaio é mortal. A superioridade estatística não é a toa. Muito embora ele receba críticas mais do que frequentes da torcida por alguma deficiência técnica em fundamentos geralmente dominados pelos boleiros, não há do que se reclamar de sua contribuição para os resultados do ataque.
Espero ter ajudado nas suas discussões, de fórum e de buteco :)
Tentarei manter a rotina de fazer uma análise matemática de questões frequentes relativas ao Corinthians, uma vez por semana.
E vai Corinthians!