'Queridinho' de Carille, setor defensivo do Corinthians se apresenta como incógnita para 2018

'Queridinho' de Carille, setor defensivo do Corinthians se apresenta como incógnita para 2018

Pablo e Balbuena se firmaram como 'xerifes' da zaga alvinegra em 2017

Pablo e Balbuena se firmaram como 'xerifes' da zaga alvinegra em 2017

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

O Corinthians do técnico Fábio Carille começou a se destacar, ainda lá na primeira fase do Campeonato Paulista, por sua eficiência defensiva. E é justamente esse setor, "queridinho" do treinador desde seus primeiros dias de trabalho no CT Joaquim Grava em 2017, que se tornou uma incógnita para o clube já de olho na próxima temporada.

Com 99,94% de chances de se classificar à Libertadores do ano que vem, de acordo com o departamento de matemática especializado em futebol da Universidade Federal de Minas Gerais, o Corinthians tem como meta formar um elenco competitivo a nível sul-americano. E dentro da filosofia de Carille, o início de tudo se dá justamente na defesa.

Leia também: Carille põe fim a busca por um zagueiro e começa a planejar elenco do Corinthians para 2018

O problema é que a comissão técnica, hoje, não consegue garantir absolutamente nada em relação ao quarteto (ou quinteto, se Cássio for levado em consideração) para 2018. Além do goleiro, também correm risco de sair no fim da temporada: Fagner, Balbuena, Pablo e Arana.

Além dos cinco jogadores já citados, outro corinthiano que deve ser bastante assediado ao término da temporada de 2017 é Rodriguinho. Ou seja: a base do Timão na próxima "edição" do mercado da bola deve mesmo se concentrar no setor defensivo.

Guilherme Arana dificilmente fica no Corinthians em 2018

Guilherme Arana dificilmente fica no Corinthians em 2018

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Em entrevista concedida nessa terça à rádio Jovem Pan, Carille já deu o recado à diretoria: a comissão técnica espera a manutenção de 80% da equipe titular. No que diz respeito ao quinteto citado, a matemática se reflete da seguinte maneira: um defensor deve acabar negociado; os outros quatro, ao menos nos sonhos do treinador, seguem para a Libertadores.

A situação de cada um dos defensores

Cássio: o arqueiro do Corinthians por pouco não foi negociado com o Fenerbahce, da Turquia, em janeiro de 2016. Ao longo da última temporada, aliás, surgiram outras especulações envolvendo o camisa 12, que em determinada altura chegou a perder o posto de titular no Timão. Convocado pela primeira vez por Tite à Seleção Brasileira e em alta com a camisa alvinegra neste ano, o goleiro volta a preocupar o clube no mercado da bola.

Fagner: o lateral vive situação semelhante à de Cássio, haja vista que vem sendo convocado para a Seleção Brasileira. Reserva do multicampeão e mundialmente reconhecido Daniel Alves, o camisa 23 do Corinthians já chegou até mesmo a ser especulado no Barcelona. Atualmente, não há sondagens. Uma provável participação na Copa do Mundo da Rússia, contudo, tornaria o atleta bastante visado no vai-e-vem internacional.

Balbuena: sem dúvida, a maior das preocupações do Corinthians na atual temporada. Com 100% dos direitos econômicos ligados ao clube, o jogador é tratado com extrema cautela pela diretoria no que diz respeito a negociações. Uma proposta da Lazio, da Itália, foi recusada na última janela de transferências. A possível conquista do título brasileiro de 2017 combinada a uma eventual participação na Copa do Mundo da Rússia em caso de classificação do Paraguai podem valorizar o atleta de apenas 26 anos no mercado da bola.

Pablo: o camisa 3 é o grande imbróglio do Corinthians atualmente. Emprestado pelo Bordeaux, da França, até o próximo mês de dezembro, o jogador pode ter seu contrato estendido até julho do ano que vem, pode ser comprado em definitivo pelo Timão ou ainda pode dar adeus ao clube do Parque São Jorge. Apesar do otimismo adotado pelo beque em suas entrevistas, a diretoria do Timão não tem acordo encaminhado nem com o jogador nem com o clube francês, que inclusive está atrás de interessados em adquirir Pablo.

Guilherme Arana: com toda a certeza é o jogador mais propenso a dar adeus ao Corinthians ao término da atual temporada. Titular absoluto da equipe e um dos principais atletas em atividade no futebol brasileiro, o camisa 13 de apenas 20 anos de idade vem sendo sondado por clubes dos mais diversos países da Europa. O Timão até consegue frear sua saída em meio às competições de 2017, mas considera inevitável vendê-lo em dezembro.

Veja mais em: Elenco do Corinthians, Mercado da bola, Fábio Carille, Guilherme Arana, Cássio, Balbuena, Pablo e Fagner.

Veja Mais:

  • Pré-temporada de 2018 teve início nesta semana para jogadores do Timão

    Corinthians se antecipa, e jogadores realizam exames cardiológicos para 2018

    ver detalhes
  • Jadson perde senha de rede social e causa alvoroço entre torcedores do Corinthians

    Jadson perde senha de rede social, entra em desespero e causa alvoroço entre torcedores do Timão

    ver detalhes
  • Alessandro Nunes, Fábio Carille e Flavio Adauto estão unidos na busca por reforços para 2018

    Carille confirma conversas por contratações e vê com otimismo planejamento do Corinthians para 2018

    ver detalhes
  • O GERENTE ENLOUQUECEU

    VÍDEO: O GERENTE ENLOUQUECEU

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhor comentário

    Foto do perfil de Caveirudo

    Ranking: 2153º

    Caveirudo 362 comentários

    por @dirtysanchez

    Ainda espero o Gil voltar da China para o Timão! Fez igual o Jadson. Vê todos os jogos do Timão. Posta foto com saudades do time. Quero acreditar que em 2018 o Xerife volta!

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Odair

    Ranking: 2885º

    Odair 260 comentários

    173º. por @odair.marques1

    Abraço galera?

    Foto do perfil de Zyon

    Zyon 68 comentários

    01/09/2017 às 12h22 por @zyon.xs

    Renato Augusto já está jogando na China a mais de 1 ano.

  • Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 3499º

    Pedro 205 comentários

    172º. por @pedro.grane.lopes.le

    Antônio, minha linha de raciocínio é bem próxima da sua. Coloquei dessa forma, pensando em um contexto de não termos dinheiro para contratações. Mas, também acho que seria necessário trazer um titular para vaga do Rodriguinho e mais um meia para o lugar do Jadson. Também acho que o Pedrinho ainda não estará pronto e acho essencial mais um centroavante, pois Kazim não dá e Carlinhos ainda não está pronto também.

    De qualquer forma, se perdermos apenas Arana, Balbuena e Rodriguinho temos tudo para manter o time competitivo. Podemos até abrir mão de alguns jogadores reservas com salário alto como Giovanni Augusto, Marquinhos Gabriel, Felippe Bastos, Vilson e Kazim, abrindo espaço para trazer outros jogadores. Digo isso, desde que hajam interessados nesses jogadores, pois não adianta também emprestar e continuar pagando Boa parte do salário...

    Foto do perfil de Antonio

    Antonio 352 comentários

    04/09/2017 às 11h15 por @toninho.maravilha

    Pedro, minha linha de pensamento é muito semelhante a sua, mas acho que precisamos contratar um titular para o meio no lugar do Rodriguinho e não um reserva. Alguém mais cascudo que o Pedrinho, que na minha opinião ainda não está pronto para encarar uma Libertadores. Na zaga eu concordo com a sua opinião e espero que contratem algum centro-avante para fazer sombra para o Jô, Kazim não dá!

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 2189º

    Antonio 352 comentários

    171º. por @toninho.maravilha

    Pedro, minha linha de pensamento é muito semelhante a sua, mas acho que precisamos contratar um titular para o meio no lugar do Rodriguinho e não um reserva. Alguém mais cascudo que o Pedrinho, que na minha opinião ainda não está pronto para encarar uma Libertadores. Na zaga eu concordo com a sua opinião e espero que contratem algum centro-avante para fazer sombra para o Jô, Kazim não dá!

    Foto do perfil de Pedro

    Pedro 205 comentários

    30/08/2017 às 17h45 por @pedro.grane.lopes.le

    Acho que a volta do Gil é inviável pelo salário que ele ganha hoje.

    Acredito que no final do ano perderemos Arana, Balbuena e Rodriguinho. O restante acho que dá para manter, inclusive o Pablo.

    Pedro Henrique e Léo Santos disputarão a vaga do Balbuena e traremos mais um reserva. Acredito em Pedro Henrique titular, pela idade e hierarquia.

    Arana sai e entra Marciel. Romão volta de empréstimo pra ser reserva junto com Moisés.

    Jadson entra na vaga do Rodriguinho pelo meio e Pedrinho virá titular na posição que hoje é do Jadson. Teremos que trazer um reserva para o meio, vaga que será do Jadson.

    Acredito nesse time em 2018:

    Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Marciel; Gabriel, Maycon, Pedrinho, Jadson e Romero; Jô

    Time reserva:

    Walter ou Douglas, Léo Príncipe, Léo Santos, Contratação e Romão; Paulo Roberto, Camacho, Marquinhos Gabriel, Contratação e Claysson ou Lucca (caso não seja vendido); Contratação de centroavante pois Kazim não dá...

    O que acham?

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 2189º

    Antonio 352 comentários

    170º. por @toninho.maravilha

    Infelizmente você tem razão

    Foto do perfil de Aleksandr

    Aleksandr 175 comentários

    30/08/2017 às 17h31 por @alexander.illich.riv

    Correção: os bandidos quebraram o SCCP e agora têm que vender jogador pra pegar grana nas negociações

  • Foto do perfil de Zyon

    Ranking: 7641º

    Zyon 68 comentários

    169º. por @zyon.xs

    Renato Augusto já está jogando na China a mais de 1 ano.

    Foto do perfil de Odair

    Odair 260 comentários

    30/08/2017 às 09h45 por @odair.marques1

    Renato Algusto tem que ficar

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 1823º

    Junior 434 comentários

    168º. por @juniors.monteiro

    Nos termos dessa reportagem, qualquer jogador pode sair...

    Não vi nenhuma informação concreta ai, que não especulações.

    Óbvio que com o time se destacando, qualquer um está sujeito a receber uma oferta, não apenas esses jogadores...

  • Foto do perfil de Elizeu

    Ranking: 93º

    Elizeu 4447 comentários

    167º. por @elizeu.santos

    Podem ir... Tragam grana, e o monstro do Carille remontará o time...

  • Foto do perfil de Giovanni

    Ranking: 7737º

    Giovanni 66 comentários

    166º. por @giovanni.neves.borto

    Na verdade tá na hora do Corinthians começar a sondar e formar jogadores para essas posições, pois já está dado como certo que desses nomes quase a totalidade vai dar adeus. Para o gol, ainda que Cássio saia, estamos mais tranquilos, pois volta o Douglas que está se destacando e temos o Valter. A saga, temos os pratas da casa que estarão com mais experiência, precisando arrumar os reservas. Vejo as laterais como as mais problemáticas! Não se encontram laterais como Fagner e Arana!

  • Foto do perfil de Hermes

    Ranking: 149º

    Hermes 3130 comentários

    165º. por @hermes.henrique

    A zaga titular de 2018 pode ser Pedro Henrique e Léo Santos, a base pode ser muito bem utilizada, apesar de até a Copa do Mundo obviamente se o Paraguai se classificar Balbuena fica, mas a competição continental vai até o final do ano, portanto o planejamento tem que ser para todo o ano que vem, quanto ao Pablo sinceramente acho que não fica, o time frances provavelmente percebeu que inclusive pode negociá-lo por cifras maiores!

  • Foto do perfil de César

    Ranking: 514º

    César 1283 comentários

    164º. por @cesar.maraschiello.v

    Bom pensando que ano que vem vamos ter Libertadores, não podemos perder muitos jogadores, porque o Corinthians já vai precisar de reforços se não vender ninguém, então imagina se vender, precisamos de peças de reposição, no caso na defesa preferia perder Pablo que dá pra ser substituído do que Arana, que faria falta demais se sair, e Fagner também, mais ainda tem o Marciel que poderia ocupar o lugar do Arana, Léo Príncipe ainda não está preparado, Rodriguinho se sair também fará falta, mais dá pra colocar Pedrinho no lugar ou contratar outro pra posição, o que não pode é perder muitos jogadores se não ferra com o time para o ano que vem, o melhor a fazer é negociar o G.A, Kazim, Moisés, Vilson, Cristian, esses tem que ir embora, e com o dinheiro da pra trazer um bom meia e um atacante.