Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians relembra estreia de camisa listrada há 107 anos; vote em sua favorita

1.7 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Em 1977, o Corinthians usou a camisa listrada no jogo que tirou o Timão da fila

Em 1977, o Corinthians usou a camisa listrada no jogo que tirou o Timão da fila

José Pinto/Divulgação Corinthians

Nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, o Corinthians comemora 107 anos da estreia da camisa preta com listras brancas. O debute aconteceu em uma partida amistosa contra o Caçapavense.

Na ocasião, o Timão era comandado por Amílcar Barbuy e foi a campo com: Aristides; Fúlvio, Casemiro González, Police e César Nunes; Bianco, Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco. A equipe do Parque São Jorge venceu pelo placar de 2 a 1.

A criação da camisa listrada foi uma forma de protesto do Corinthians contra a Liga Paulista e a Associação Paulista de Football. As entidades impediram o clube de atuar nos dois campeonatos daquele ano.

A exclusão da equipe do Parque São Jorge se deu por vários motivos, mas o principal deles era a luta do Corinthians para inclusão e popularização do futebol brasileiro. Vale lembrar que o Corinthians foi o primeiro clube filiado à Liga Paulista a ter um atleta preto em seu elenco, seu nome era Davi.

Com tamanha carga histórica, a camisa preta listrada passou a ser o segundo uniforme do Corinthians. O Meu Timão relembra algumas dessas camisas abaixo e quer saber, qual a sua favorita? Caso ela não esteja listada, deixe nos comentários - vote abaixo.

Qual modelo você prefere?

Meu Timão

1977

Na grande final do Campeonato Paulista de 1977, o manto preto com listras brancas foi utilizado diante da Ponte Preta. Na ocasião, o Corinthians conquistou o estadual daquele ano e saiu da fila de mais de 20 anos sem título.

Democracia Corinthiana

Alguns anos depois do título de 77, a camisa voltou a fazer história por ter sido utilizada na histórica Democracia Corinthiana, liderada por Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.

O movimento durou de 1982 a 1984, em meio à ditadura militar, e provocou mudanças estruturais no clube. Todos os funcionários passaram a ter o mesmo peso em votos e opiniões nas tomadas de decisão.

2006

Em 2006, o Corinthians lançou uma camisa exclusiva para a disputa da Libertadores. A camisa listrada não teve a cor branca, mas sim dourada. Além disso, o clube mudou a posição do escudo (centralizado) e passou a utilizar ele no lado esquerdo da camisa.

2015

O Corinthians chegou ao seu hexacampeonato brasileiro em 2015. No jogo do título, em São Januário, a equipe comandada pelo técnico Tite utilizou a camisa listrada.

O uniforme listrado daquela temporada não foi com listras verticais e, sim, horizontais. A camisa também foi utilizada no jogo seguinte, contra o São Paulo, na Neo Química Arena, quando a equipe goleou o rival por 6 a 1 com o time misto e ergueu a taça diante da Fiel.

2020

O manto alvinegro de 2020 foi uma homenagem ao aniversário de 30 anos do título Brasileiro de 1990. A fornecedora de material do clube produziu um manto inteiramente preto, com listras brancas finas, com a gola V e a barra das mangas em branco. Na parte de trás, onde ficava a numeração, não há listras.

2021

A camisa listrada do Corinthians na temporada 2021 remete à arte de rua. As listras brancas tem o detalhe que lembra a estética de tinta spray. As golas e mangas voltaram a ter o acabamento em preto, diferente da temporada anterior.

O manto foi recentemente utilizado pela equipe feminina na conquista da Supercopa. As Brabas derrotaram o Grêmio, no último domingo, e levantaram o inédito título na Neo Química Arena diante de quase 20 mil torcedores.

Qual camisa listrada do Corinthians é sua favorita?

Veja mais em: Camisa do Corinthians, Jogos Históricos e História do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cássio teve uma reunião com a diretoria alvinegra nesta quarta-feira

    Cássio avisa que vai deixar o Corinthians; diretoria busca molde para saída

    ver detalhes
  • Yuri Alberto não vê um cenário no Corinthians sem a presença de Cássio

    Yuri Alberto sai em defesa de Cássio e revela conversa com elenco do Corinthians sobre futuro

    ver detalhes
  • André Santos, ex-lateral do Corinthians, foi quem levou Eduardo Tanque ao Corinthians no fim de 2019

    Corinthians rescinde contrato de atacante ex-Sub-23; atleta custou R$ 500 mil ao clube

    ver detalhes
  • Yuri Alberto revelou que não está 100% fisicamente

    Atacante do Corinthians revela atual condição física e relembra dores no início do Brasileiro

    ver detalhes
  • Cássio durante aquecimento do jogo entre Corinthians e Argentinos Juniors

    Cássio mantém suspense sobre futuro no Corinthians e promete falar 'no momento certo'

    ver detalhes
  • Félix Torres é substituído no intervalo e se torna preocupação para sequência do Corinthians

    Félix Torres é substituído no intervalo e se torna preocupação para sequência do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: