Venha fazer parte da KTO
x

De 1977 a 2020: relembre todas as estreias do Corinthians na Libertadores da América

3.0 mil visualizações 21 comentários Reportar erro

No ano em que foi campeão, o Corinthians estreou contra o Deportivo Táchira

No ano em que foi campeão, o Corinthians estreou contra o Deportivo Táchira

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Poucos dias após completar 45 anos do primeiro jogo do Corinthians na Libertadores, o time de Vítor Pereira está prestes a estrear na edição de 2022. A primeira partida da fase de grupos será em La Paz, na Bolívia, contra o Always Ready. A bola rola às 21h30 desta terça-feira.

A equipe alvinegra disputa a competição desde 1977. De lá para cá, foram 15 participações no torneio sul-americano, sendo seis vitórias, seis empates e três derrotas. A única vez que o Timão conquistou a taça foi em 2012, de maneira invicta.

Para esquentar o clima da estreia nesta terça-feira, o Meu Timão relembra cada um dos jogos que marcaram o ponta pé inicial de suas edições abaixo. Confira!

Corinthians 1x1 Internacional (Libertadores 1977)

1977

Arquivo Corinthians

  • Data: 03 de abril de 1977
  • Estádio: Morumbi

O primeiro time do Corinthians a entrar em campo para disputar a Libertadores foi formado por: Jairo; Zé Maria, Moisés, Zé Eduardo, Wladimir, Givanildo, Basílio, Palhinha, Vaguinho, Geraldão e Edu.

Diante do Internacional, o time alvinegro até abriu o placar com Zé Maria no primeiro tempo, mas viu o adversário empatar a partida na etapa final e só somou um ponto no primeiro jogo de sua história no campeonato.

Naquele ano, o Timão foi eliminado na fase de grupos. Dessa forma, fez seis jogos, sendo duas vitórias, um empate e três derrotas. Com dez gols marcados e seis gols sofridos, a equipe comandada por Oswaldo Brandão não conseguiu se classificar no grupo - formado por Internacional, El Nacional e Deportivo Cuenca.

Flamengo 1x1 Corinthians (Libertadores 1991)

  • Data: 20 de fevereiro de 1991
  • Estádio: José Fragelli

14 anos depois da primeira participação, o Corinthians voltou à Libertadores. Para o primeiro jogo, o técnico Nelsinho Baptista mandou a campo: Ronaldo Giovanelli; Giba, Marcelo, Fernando, Jacenir, Wilson Mano, Tupãzinho, Neto, Fabinho, Mirandinha e Édson. O Flamengo foi responsável por fazer o primeiro gol do jogo, com Marcelinho Carioca. Para deixar tudo igual no placar, Fabinho balançou a rede.

Diferentemente de 1977, o Timão conseguiu passar da fase de grupos - formado por Flamengo, Bella Vista e Nacional. Nas oitavas, porém, não conseguiu bater o Boca Juniors, tendo perdido o primeiro jogo por 3 a 1 e empatado o segundo em 1 a 1. Assim, deixou a competição com oito jogos - uma vitória, cinco empates e duas derrotas -, além de nove gols marcados e dez sofridos.

Corinthians 3x0 Botafogo (Libertadores 1996)

  • Data: 13 de março de 1996
  • Estádio: Pacaembu

Depois de dois empates seguidos em estreias, na edição de 1996, o Corinthians conseguiu três pontos ao vencer o Botafogo. Comandado por Eduardo Amorim, os titulares do Timão foram: Ronaldo Giovanelli; André Santos, Célio Silva, Henrique, Sylvinho, Bernardo, Zé Elias, Marcelinho Carioca, Souza, Edmundo e Leonardo. Os gols alvinegros foram marcados por Leonardo, Edmundo e Marcelinho Carioca.

Chegando mais longe ainda do que na última edição, o Corinthians parou nas quartas, ao ser eliminado para o Grêmio. Antes disso, se classificou no grupo formado por Botafogo, Universidad Católica e Universidad de Chile, e passou pelo Espoli nas oitavas. Nessa edição, foram dez jogos disputados, sendo sete vitórias, um empate e duas derrotas, com 19 gols feitos e dez sofridos.

Palmeiras 1x0 Corinthians (Libertadores 1999)

  • Data: 27 de fevereiro de 1999
  • Estádio: Morumbi

Três anos depois da última participação, o Corinthians voltou para a Libertadores e enfrentou justamente o maior rival, o Palmeiras. Evaristo de Macedo escalou o seguinte time: Nei; Índio, Batata, Gamarra, Kléber, Vampeta, Freddy Rincón, Ricardinho, Marcelinho Carioca, Edílson e Fernando Baiano. O único gol da partida foi marcado por Arce.

Os rivais voltaram a duelar nas quartas de final, justamente quando o Corinthians foi eliminado. No primeiro jogo, o Palmeiras fez 2 a 0, e no segundo, o placar se repetiu, mas para o lado alvinegro. Nos pênaltis, o Timão perdeu por 4 a 2. Ao todo, foram dez jogos, seis vitórias, um empate e três derrotas.

Nessa edição, o Corinthians passou pelo grupo que tinha Palmeiras, Cerro Porteño e Olímpia. Nas oitavas de final, despachou o Jorge Wilstermann. No fim, foram 24 gols marcados e 13 sofridos.

América-MEX 2x0 Corinthians - Libertadores 2000

2000

Daniel Augusto Jr.

  • Data: 16 de fevereiro de 2000
  • Estádio: Azteca

Pela primeira vez o Corinthians conseguiu participar de duas edições seguidas da Libertadores. Bicampeão brasileiro e campeão mundial, o Timão não conseguiu superar a altitude e nem o time do América. Em campo, entraram como titulares: Dida; Daniel, Adílson, Fábio Luciano, Augusto, Márcio Costa, Vampeta, Edu, Marcelinho Carioca, Dinei e Luizão. Comandado por Oswaldo de Oliveira, o Corinthians viu Joel Sánchez marcar duas vezes para o adversário.

Apesar da estreia ter sido uma derrota, essa foi a edição que o alvinegro do Parque São Jorge conseguiu ir mais longe até então. Após se classificar no grupo formado por América, LDU e Olímpia, passou por Rosario Central nas oitavas, Atlético-MG nas quartas, mas caiu novamente para o Palmeiras na semi. Os 12 jogos se dividiram em sete vitórias, dois empates e três derrotas. O Timão fez 31 gols e sofreu 22.

Corinthians 1x0 Cruz Azul-MEX - Libertadores 2003

2003

Nelson Almeida/Lancepress

  • Data: 05 de fevereiro de 2003
  • Estádio: Pacaembu

Fazendo diferente da última edição, o Corinthians venceu o time mexicano na estreia. Para enfrentar o Cruz Azul, o técnico Geninho escalou: Doni; Rogério, Anderson Cléber, Fábio Luciano, Kléber, Fabinho, Vampeta, Renato Abreu, Liedson, Leandro Lessa e Gil. O gol do Timão foi marcado por Liedson.

O Corinthians foi eliminado nas oitavas de final dessa edição, algo que não acontecia desde 1991. A única derrota do time na fase de grupos havia sido para o Cruz Azul, que compunha o grupo junto com Fénix e The Strongest. Nas oitavas, duas derrotas para o River Plate. Assim, a sexta participação do Timão na Libertadores terminou com oito jogos, cinco vitórias e três derrotas, além de 17 gols marcados e dez sofridos.

Deportivo Cali-COL 0x1 Corinthians - Libertadores 2006

2006

Nelson Almeida/Lancepress

  • Data: 15 de fevereiro de 2006
  • Estádio: Olímpico Pascual Guerrero

A equipe colombiana, que também está no grupo do Timão em 2022, não conseguiu vencer o jogo de estreia. Formado por Marcelo; Coelho, Wescley, Betão, Gustavo Nery, Bruno Otávio, Marcelo Mattos, Ricardinho, Carlos Alberto, Carlos Tévez e Nilmar, e comandado por Antônio Lopes, o Corinthians fez 1 a 0 com Ricardinho.

Além do Deportivo Cali, faziam parte do grupo a Universidad Católica e o Tigres. Apesar de ter estreado com vitória, o River Plate novamente eliminou o Timão nas oitavas de final. Assim, a equipe do Parque São Jorge se despediu com oito jogos, quatro vitórias, um empate e três derrotas. Dessa vez, foram 13 gols marcados e 12 gols sofridos.

Corinthians 2x1 Racing - Libertadores 2010

2010

Eduardo Viana

  • Data: 24 de fevereiro de 2010
  • Estádio: Pacaembu

Para a estreia, Mano Menezes enviou a campo: Felipe; Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos, Ralf, Elias, Tcheco, Jorge Henrique, Defederico e Ronaldo. Após um apagão logo no primeiro minuto de jogo, o Corinthians virou a partida diante do Racing com dois gols de Elias, inspirado.

Pela terceira vez seguida, a participação do Corinthians foi interrompida nas oitavas de final. Após passar por Racing, Independiente Medellín e Cerro Porteño sem nenhuma derrota na fase de grupos, caiu para o Flamengo por conta do quesito gol fora na primeira fase do mata-mata. Assim, foram oito jogos, seis vitórias, um empate e uma derrota, com 11 gols feitos e cinco sofridos.

Corinthians 0x0 Tolima - Libertadores 2011

2011

Marcos Ribolli

  • Data: 26 de janeiro de 2011
  • Estádio: Pacaembu

Em jogo válido pela primeira fase da Libertadores, o Corinthians não conseguiu sair do 0 a 0 contra a equipe colombiana. Na ocasião, Tite escalou: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Roberto Carlos, Ralf, Jucilei, Bruno César, Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho.

O resultado ruim em casa foi importantíssimo para a derrota na Colômbia, na semana seguinte, que culminou na eliminação precoce. No estádio Murillo Toro, o Tolima fez 2 a 0 e tirou qualquer chance do Timão disputar a fase de grupos da Libertadores.

Deportivo Táchira-VEN 1x1 Corinthians - Libertadores 2012

2012

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Data: 15 de fevereiro de 2012
  • Estádio: Pueblo Nuevo

A estreia que iniciou a caminhada do Timão até o título invicto foi com um empate fora de casa. Ao melhor estilo Corinthians, a equipe empatou aos 48 do segundo tempo, com gol de Ralf. Tite, que continuou no comando da equipe apesar da eliminação precoce no ano anterior, mandou a campo: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, Leandro Castán, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Jorge Henrique, Emerson e Liedson.

Ainda na fase de grupos, o Timão se classificou no grupo formado por Deportivo Táchira, Nacional e Cruz Azul. Enfrentou o Emelec nas oitavas e, apesar do empate sem gols na ida, fez 3 a 0 na volta e conseguiu a vaga para enfrentar o Vasco. Pelas quartas, mais um 0 a 0 no primeiro jogo, e a decisão saiu da cabeça de Paulinho, no Pacaembu, no jogo de volta.

A semifinal de 2012 foi contra o rival Santos. O Timão saiu vencendo por 1 a 0 na Vila Belmiro e confirmou a vaga na final mesmo com o empate em 1 a 1 no Pacaembu. Pela primeira vez o Corinthians chegou à final da Libertadores. O título inédito estava a dois jogos de distância. E foi assim que após um empate em 1 a 1 em La Bombonera, Emerson Sheik fez dois gols diante de um Pacaembu lotado e o time do Parque São Jorge foi campeão.

Nessa edição, o Timão fez 14 jogos, teve oito vitórias e seis empates. A equipe comandada por Tite fez 22 gols e sofreu apenas quatro.

San José-BOL 1x1 Corinthians - Libertadores 2013

2013

Juan Karita/AP

  • Data: 20 de fevereiro de 2013
  • Estádio: Jesús Bermúdez

Em um jogo que ficou muito mais marcado pela morte do jovem Kevin Spada do que pelo resultado dentro de campo, o Corinthians de Tite entrou em campo formado por: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Jorge Henrique, Danilo, Emerson e Guerrero. Na altitude boliviana, Guerrero abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Saucedo deixou o placar igualado para o San José.

Após se classificar no grupo composto por San José, Millonarios e Tijuana, o Corinthians voltou a cair nas oitavas de final. Ao enfrentar o adversário da final anterior, foi eliminado em um jogo marcado por arbitragem polêmica de Carlos Amarilla. Assim, foram oito jogos, quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Além disso, o Timão marcou 11 gols e sofreu quatro.

Corinthians 4x0 Once Caldas-CHI - Libertadores 2015

2015

Marcos Ribolli

A partida foi válida pela primeira fase da competição, e o Corinthians de Tite goleou. No primeiro jogo de Libertadores que o estádio do Timão recebeu, a equipe entrou em campo com: Cássio, Fagner, Felipe, Gil, Fábio Santos, Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson, Emerson Sheik e Guerrero.

No jogo de volta, um empate em 1 a 1 foi suficiente para o Timão se classificar pra a fase de grupos - o do Corinthians era composto por São Paulo, San Lorenzo e Danubio. Nas oitavas de final, porém, a equipe de Tite não conseguiu superar o Guarani em nenhum dos jogos e deixou a competição com dez partidas, cinco vitórias, dois empates e três derrotas, tendo feito 14 gols e sofrido sete.

Cobresal-CHI 0x1 Corinthians - Libertadores 2016

2016

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

  • Data: 17 de fevereiro de 2016
  • Estário: El Cobre

Na altitude, Tite mandou a campo: Cássio; Fagner, Felipe, Yago, Uendel, Bruno Henrique, Romero, Elias, Rodriguinho e Lucca. No estilo Corinthians, o gol da vitória saiu aos 45 do segundo tempo, com gol de Lucca. Na súmula, porém, o árbitro colocou gol contra de Escalona.

Após jogos contra Cobresal, Santa Fe e Cerro Porteño na fase de grupos, mais uma vez o fantasma das oitavas de final assombrou a participação do Timão. Na partida de ida, contra o Nacional, do Uruguai, um empate em 0 a 0 colocou pressão no segundo jogo. Este, disputado na Neo Química Arena, terminou em 2 a 2 e, por conta da vantagem de gols fora de casa, o time do Parque São Jorge foi eliminado.

Nessa edição, o Corinthians fez oito jogos, teve quatro vitórias, três empates e uma derrota. Foram 15 gols marcados e seis gols sofridos.

Millonarios-COL 0x0 Corinthians - Libertadores 2018

2018

Guillerme Muñoz/AFP

  • Data: 28 de fevereiro de 2018
  • Estádio: El Campin

Mais uma vez estreando na altitude, a equipe de Fábio Carille saiu com um ponto na mala da Colômbia. Escalado com Cássio, Fagner, Balbuena, Henrique, Maycon, Gabriel, Renê Júnior, Ángel Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson, o Timão não conseguiu balançar a rede adversária.

A equipe do Parque São Jorge fez, então, jogos contra o Millionarios, Deportivo Lara e Independiente na fase de grupos e conseguiu a classificação para o mata-mata. Porém, não foi muito longe e caiu novamente nas oitavas de final, para o Colo-Colo. A campanha foi finalizada com oito jogos - quatro vitórias, um empate e três derrotas -, sendo 13 gols a favor e sete contra.

Guaraní-PAR 1x0 Corinthians - Libertadores 2020

2020

Norberto Duarte/AFP

  • Data: 05 de fevereiro de 2020
  • Estádio: La Nyeva Olla

Comandado por Tiago Nunes, o Corinthians estreou na Libertadores na segunda fase preliminar. Fora de casa, sofreu um gol logo no início e não conseguiu empatar ou virar. O time escalado para iniciar a partida foi: Cássio, Fagner, Pedro Henrique, Gil, Sidcley, Camacho, Cantillo, Janderson, Luan, Everaldo, Mauro Boselli.

Assim como em 2011, o Timão não conseguiu se classificar para a fase de grupos e deixou a Libertadores após a partida de volta, contra o Guaraní. Apesar do placar ter sido uma vitória por 2 a 1, o critério de gol qualificado foi crucial para a não garantia da vaga. A noite ainda foi marcada por uma expulsão polêmica de Pedrinho, pelo árbitro Néstor Pitana.

Veja mais em: Libertadores da América e Jogos Históricos.

Veja Mais:

  • Corinthians virou sobre o América-RN e venceu na Arena das Dunas, por 2 a 1

    Carlos Miguel salva, Corinthians vira sobre o América-RN e larga com vantagem na Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Carlos Miguel foi eleito o craque do Corinthians na vitória sobre o América-RN

    Goleiro é o craque do Corinthians em vitória na Copa do Brasil e atacante não agrada; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel comenta oscilação do Corinthians em vitória sobre o América-RN pela Copa do Brasil

    Fiel comenta oscilação do Corinthians em vitória sobre o América-RN pela Copa do Brasil; veja

    ver detalhes
  • Bruno Lazaroni celebrou a vitória em meio a dificuldade imposta pelo América-RN na partida

    Auxiliar do Corinthians valoriza vitória em meio ao desgaste e esclarece mudanças na partida

    ver detalhes
  • Raniele está suspenso para a partida da volta, dia 21, na Neo Química Arena

    Volante recebe terceiro cartão amarelo e desfalca Corinthians no jogo de volta da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians desencanta no segundo tempo e bate o Atlético-MG no Brasileirão Feminino

    Corinthians desencanta no segundo tempo e bate o Atlético-MG no Brasileirão Feminino

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: