Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians pressiona, mas fica no empate na estreia do Campeonato Brasileiro

83 mil visualizações 362 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Apesar do empate, atuação de Marquinhos Gabriel foi destaque na partida

Apesar do empate, atuação de Marquinhos Gabriel foi destaque na partida

Bruno Teixeira / Instagram: @brunotrolo

Corinthians 0 X 0 Grêmio

Brasileirão 2016
15 de maio de 2016, 16:00
Corinthians 0 x 0 Grêmio
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

No jogo que marcou a estreia do Timão no Brasileirão, e que recebeu a festa de abertura da edição 2016, o Corinthians enfrentou o Grêmio na Arena. A partida aconteceu na tarde deste domingo, às 16h em Itaquera.

Para o primeiro jogo do Campeonato Brasileiro, Tite escalou o Corinthians com Walter; Fagner, Felipe, Balbuena e Uendel; Bruno Henrique, Marquinhos Gabriel, Elias, Rodriguinho e Romero; André. O treinador não pode contar com Yago, suspenso por dopping e Cássio, liberado por questões familiares.

O goleiro Cássio, antes titular na partida, deixou a concentração após o falecimento de sua avó. Por conta disso, o minuto de silêncio que antecedeu o início do jogo foi dedicado à Dona Maria Luiza e o Timão entraria em campo com Walter e Matheus Vidotto na reserva.

O substituto, porém, se contundiu durante atividade de aquecimento e terceiro goleiro, Caíque, foi chamado às pressas e relacionado para o seu lugar. A partida se iniciou após a festa de abertura que contou com dançarinas e show do cantor Péricles.

Primeiro tempo

Quem estava na Arena nesta tarde não presenciou a irrigação dos gramados da Arena. E sem molhar, o gramado parecia não apresentar boas condições. A bola pingava mais que o normal e os jogadores tiveram dificuldade nos minutos iniciais.

Adaptado, o Timão cresceu e teve mais volume de jogo que o Grêmio, mas continuou pecando no último passe e nas finalizações, a maioria delas feitas de longe e de fora da área do goleiro Marcelo Grohe.

Na metade final, porém, o time gaúcho também tentou agredir e pressionar o Corinthians em seu campo defensivo. A partida ficou equilibrada e o Grêmio forçou o trabalho do setor defensivo do Timão, onde Fagner se destacou pelos desarmes bem-feitos.

A primeira etapa terminou sem gols, com leve vantagem para o Corinthians que terminou com 13 finalizações (contra 5 do Grêmio) e 53% de posse de bola.

Segundo tempo

O jogo recomeçou e o Corinthians, mais uma vez, foi o agressor da partida. Mesmo dominando a posse de bola, porém, o time tinha problemas para conectar o último passe e cometia muitos erros na armação.

Por esse motivo, o técnico Tite decidiu partir para as mudanças. A primeira delas, aos 13 minutos, foi a entrada de Guilherme no lugar de Rodriguinho, mantendo o esquema tático, mas tornando a equipe potencialmente mais ofensiva.

A segunda alteração foi a entrada de Giovanni Augusto, na vaga de Ángel Romero. Em campo, o Grêmio reagiu às mudanças e combateu a ofensividade do Corinthians adotando o contra-ataque como estratégia de jogo, tornando suas subidas mais perigosas para Walter.

Aos 32 minutos, Tite fez a última alteração e sacou André, que saiu vaiado para a entrada de Luciano. O atacante chegou a protagonizar uma das jogadas mais bonitas da partida, quando recebeu na área e girou para bater, mas não conseguiu marcar.

Nos minutos finais, o Timão pressionou muito e ainda tentou mexer no placar. Infelizmente, porém, a bola foi caprichosa e não entrou nas redes em Itaquera.

Com o resultado, o Timão inicia o campeonato somando apenas um ponto e fica nas posições centrais da tabela de classificação. O próximo jogo do Corinthians, contra o Vitória, acontece no próximo domingo às 16h. A equipe, que teve 10 dias para treinar após a eliminação da Libertadores, agora terá uma semana até o compromisso seguinte, pelo Brasileirão.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a partida entre Corinthians e Grêmio