x

Promotor pediu propina de R$ 1 milhão para não processar Corinthians por CIDs, revela Haddad

153 mil visualizações 143 comentários Reportar erro

Marcelo Milani teria pedido R$ 1 mi para não entrar com ação judicial contra Arena

Marcelo Milani teria pedido R$ 1 mi para não entrar com ação judicial contra Arena

Reprodução

Promotor do Ministério Público do Estado de São Paulo, Marcelo Camargo Milani pediu propina no valor de R$ 1 milhão para não dar andamento ao processo movido contra o Corinthians que questionava a legalidade dos chamados Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs), concedidos pela Prefeitura de São Paulo para a construção da Arena Corinthians. A tentativa de suborno, ocorrida em 2016, foi revelada pelo ex-prefeito Fernando Haddad.

Em coluna publicada na Revista Piauí na última sexta-feira, Haddad revelou detalhes da transação comercial entre Corinthians, a construtora Odebrecht e a Prefeitura, então comandada por Gilberto Kassab, hoje ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, para que a Arena sediasse a abertura da Copa do Mundo de 2014.

A concessão de R$ 420 milhões às obras do estádio em Itaquera via CIDs – papéis emitidos pelo governo municipal para que o Corinthians vendesse e, assim, pagasse parte da construção – passou a ser alvo de Marcelo Milani, à época membro da promotoria de Patrimônio Público. Em maio de 2012, o promotor ingressou com ação na Justiça contra Kassab, que havia dado sanção aos títulos, e contra o Corinthians, como conta Haddad.

“Como se sabe, quando prefeito, Kassab aprovou uma lei que permitia ao Executivo emitir 420 milhões de reais em títulos, em nome do clube, que poderiam ser usados para pagamentos de tributos municipais. Com isso, viabilizava-se a construção do estádio para a abertura da Copa do Mundo”, iniciou o ex-prefeito paulistano.

Assim que o processo veio a público, porém, Haddad lembra que os CIDs se tornaram “invendáveis”, e a diretoria do clube se sentiu lesada. “(...) Corinthians e Odebrecht reivindicaram que a prefeitura, diante do imbróglio, recomprasse os papéis, invendáveis dada a insegurança jurídica provocada pela atuação do Ministério Público”, explicou.

Leia também: Arena, Roberto de Andrade, naming rights, Tite, eleição... Andrés Sanchez fala ao Meu Timão

Foi, então, quando Milani teria oferecido uma troca ilícita ao Corinthians e à Odebrecht: por R$ 1 milhão, não daria prosseguimento à ação judicial instaurada por ele. Dessa forma, os CIDs voltariam a ter utilidade na mão de possíveis compradores. Haddad detalha:

“Foi quando fiquei sabendo de um suposto incidente gravíssimo envolvendo o promotor de Justiça Marcelo Milani. Fui informado de que, para não ingressar com a ação judicial, o promotor teria pedido propina de 1 milhão de reais”, afirmou Haddad, acrescentando ainda que manteve a decisão de não ressarcir a Arena pelo acordo que daria isenções fiscais ao empreendimento. “Eu respondi que essa informação não mudava o teor da minha decisão, contra a recompra, e que não me restava alternativa como agente público senão levar o fato relatado ao conhecimento da Corregedoria-Geral do Ministério Público, para que fosse devidamente apurado”.

Em outubro de 2015, a Justiça de São Paulo anulou a ação movida pelo MP-SP contra Corinthians, Odebrecht e Kassab por improbidade administrativa. Na ocasião, a juíza Lais Helena Bresser Lang determinou que “não há, como alega o Ministério Público, um engodo para justificar a transferência irregular de recursos públicos (...), uma vez que esta teve única e exclusiva motivação de atender tempestivamente aos altos requisitos da FIFA para a efetiva realização do evento desportivo” – no caso, a Copa de 2014.

E mais: Sentença favorável aos CIDs é vitória comparável à venda dos NR

Vale lembrar que, além de exigir o ressarcimento de R$ 42 milhões, valor que deixou de ser arrecadado pela Prefeitura como cota de 5% de Imposto Sobre Serviços (ISS), o processo movido por Milani reivindicava multa solidária de R$ 1,74 bilhão a todas as partes do acordo, por considerar ilegal o modelo de concessão da isenção fiscal da Arena. Em resposta, porém, a juíza declarou que todas as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal haviam sido atendidas pelo clube, pela empreiteira e pelo ex-prefeito.

Quem é Milani?

Marcelo é promotor, torcedor assumido do Santos e autor recorrente de ações ligadas ao Corinthians, entre elas a que contestava a alteração do horário de funcionamento do Metrô. Segundo o mandatário, obrigar o sistema metroferroviário da cidade a fechar mais tarde em dias de jogos do clube não deveria ser permitido, já que se trata de um evento privado.

Em junho de 2015, o promotor chegou a ameaçar o Corinthians justamente por causa do conflito em relação aos CIDs. “Quem vai comprar um título que está sob demanda judicial e pode ser anulado? (...) Eu vejo isso como uma coisa terrível para o time. Eu temo que o time acabe por causa disso. Ele não tem dinheiro para pagar isso. Ele não é dono do estádio e tem uma dívida astronômica”, declarou.

Veja mais em: Arena Corinthians, Diretoria do Corinthians e Andrés Sanchez.

Veja Mais:

  • Corinthians se reapresentou ao CT Joaquim Grava na manhã desta quinta-feira

    Veja como foi o primeiro treino do Corinthians de olho no segundo semestre da temporada

    ver detalhes
  • Corinthians vai enfrentar o Cascavel em 12 de julho

    Corinthians confirma amistoso com time paranaense antes de retorno ao Brasileirão

    ver detalhes
  • Jesse Lingard não esteve no CT Joaquim Grava nesta quinta-feira

    Lingard não participa de reapresentação de elenco do Corinthians no CT; entenda

    ver detalhes
  • O Corinthians acertou o pagamento da folha salarial de maio com cerca de 20 dias de atraso

    Corinthians acerta salários do elenco e mantém atraso nos direitos de imagem

    ver detalhes
  • Memphis está presente na seleção holandesa para a disputa da Copa do Mundo de 2026

    Atacante do Corinthians entra em campo nesta quinta em busca da liderança em grupo da Copa do Mundo

    ver detalhes
  • Corinthians empata com o Flamengo pelo Brasileiro Sub-20

    Corinthians empata com o Flamengo e adia classificação no Brasileiro Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Mauricio

    Mauricio 56 comentários

    @mooloko1 em

    E como vai ficar essa história de propina? Ele não deveria ser punido? E o clube não vai fazer nada? Quanta lerdeza!

  • Foto do perfil de Conde

    Ranking: 615º

    Conde 3330 comentários

    @carlos.vilagran em

    Eu já percebi que no meio de torcedores que tem inveja do Timão, claro não são todos e não podemos generalizar, mas entre os invejosos, os que tem mais ódio, raiva, não são palmeirenses, são paulinos, são os santistas, o nível de ódio dos invejosos nessa torcida e maior, claro como disse e entre os invejosos, não são todos os torcedores dos Santos, nem do Palmeiras nem do São Paulo.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ciro

    Ranking: 13º

    Ciro 39344 comentários

    143º. @ciro.hey em

    Ele deixou claro a intenção de prejudicar o Corinthians desde o começo.
    Depois demonstrou ser corrupto.
    Ele tem que perder o cargo, ser preso e responder pelo prejuízo causado ao clube por má fé com todo seu patrimônio.

  • Foto do perfil de George

    Ranking: 70º

    George 14940 comentários

    142º. @georgearcienega em

    Antis hijos de putas!

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 375º

    Rafael 4647 comentários

    141º. @rafael.guarda Apoiador em

    Sabe o problema? Quem tem que denunciar é o Ministério? Público. Ou seja, gente da mesma laia desse infeliz.

  • Foto do perfil de Vitor

    Ranking: 1064º

    Vitor 2127 comentários

    140º. @kafka em

    As dívidas que o Corinthians acumula até hoje, tem muito a ver com políticos e autoridades que odeiam o time, e fazem tudo para nos atrapalhar. Lembram-se do advogado 'gaúcho' que contestou e embasou durante meses o nosso patrocínio com a caixa? E o Marco A. Cunha e um outro vereador são-paulino, Aurélio Miguel, na Câmara Municipal de São Paulo? E as dívidas com empréstimos para manter as contas em dia iam aumentando...

  • Foto do perfil de Diego

    Ranking: 9574º

    Diego 207 comentários

    139º. @diego.lisboa em

    Tem que processar esse vagabundo. Ladrão. Safado.