x

Post de ODaniL no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Quando abri o tópico achei que iria ler algum ponto de vista comum da maioria dos frequentadores do fórum. Mas me surpreendi. Parabéns pelo texto. Belos argumentos apresentados.

Particularmente também enxergo que o modelo de negócios do Corinthians é melhor que o demais, por outro lado ele é mal executado. O clube peca muito nessa gestão. Um exemplo: Faz 2 anos que o estádio esta pronto e a visita monitorada ainda não esta pronta. Não tem justificativa para isso não ter acontecido ainda.

em Estádio do Corinthians > A Arena foi um bom negócio?

Em resposta ao tópico:

Hoje estava lendo uma matéria em que explicava o litígio entre Minas arenas e o Cruzeiro, onde ela explica o contrato em que o Cruzeiro acordou mandar os jogos lá enquanto que a concessionária receberia 25% e o time teria o 'privilégio' de ter prioridade nos jogos. Pois bem, segundo a reportagem tudo azedou quando o Kalil conseguiu uma brecha com o governo do estado para jogar de graça a final da Libertadores. Com isso o Cruzeiro, achou uma brecha no contrato em que a Minas Arenas teria que cobrir eventuais propostas melhores apresentadas à concorrência. Nesse caso, jogar de graça no estádio.

No bairro da zona oeste tem um time que cedeu o espaço do terreno de área valorizada para que uma construtora construisse um estádio e em troca poderia jogar lá. Porém, a construtora tem prioridade no agendamento de eventos caso o agendamento ocorra com atecedência mínima estipulada em contrato. Advogam eles que isso viabilizou a arena deles, porém o que podemos constatar é que a eficiência da construtora em capitalizar o local está fazendo o time jogar 1 vez no mês, chuto eu, fora do local.

No Rio, os times não conseguem tornar o estádio sob concessão privada em um equipamento rentável dado a falta de torcida, a má concepção da reformulação do estádio que retirou as gerais e a falta de futebol de bom nível dentro das quatro linhas.

Se somam a esses casos: o litígio do Grêmio com a construtora da sua arena para a sua compra em definitivo. Arenas públicas em cidades que não possuem time de expressão para encher as arquibancadas o ano todo.

Nesse ceário, me acabei me questionando: A Arena Corinthians foi um bom negócio?

Alerta: As considerações feitas nesse post correspondem a um torcedor com ensino superior longe das áreas de direito, economia, admnistração, Marketing ou área correlatas.

Do ponto de vista estratégico para o time de Futebol SCCP: A arena acertou em cheio as necessidades do time de futebol. Possui um campo impecável de nível igual ou superior as melhores arenas do mundo. O que permite um estilo de jogo bastante fluído, correspondente à nova tendência mundial de estilo de jogo. O comando técnico do time tem conseguido tirar proveito, principalmente em esfera nacional onde os campos tem por caracteríticas serem maiores e com gramas que propiciam jogos mais lentos e cadenciados, não quando o estilo desfavorece o jogo em favor do anti-jogo. Isso se reflete em belas campanhas e uma taxa de aproveitamente invejável.

Do ponto de vista do torcedor: A arena está localizada em um bairro tipicamente corinthiano. Permite que o time desenvolva uma política de sócio torcedor centrada na fidelização de quem vai aos jogos no estádio. Com a certeza de que sempre terá a sua casa a disposição, o time vem conseguindo uma média alta em decorrência da venda antecipada de jogos pela internet. A estrutura impecável, fácil aecsso por transporte público vêm permitindo torcedores comuns que haviam deixado de ir aos jogos voltarem a frequentar com suas famílias. Contata-se uma sinergia incrível entre arena + torcida + time.

Do ponto de vista financeiro para o clube: Ao meu ver, foi um bom negócio. Primeiro porque não envolve intermediários. Ou seja, terceiros não exploram a capacidade do time de trazer torcedores ao estádio (seja com percentagem sob bilheteria, seja por aluguel do mando, seja pela cessão de cadeiras e espaços de conveniências do estádio). Nesse caso, a renda está sendo convertida em patrimônio para o clube uma vez que o imóvel está sendo pago.

Comparando com outros casos, vemos que a falta capacidade de negociação dos clubes em imporem a suas vontades irão resultar em anos de prejuízo para os mesmos, literalmente venderam a alma ao diabo. É de se eleogiar que o Corinthians não ficou refém do lobby das contrutoras que assim do término da copa assumiram os estádios transvestidos de empresas concessionárias (certamente muita propina rolou para os agentes do estado). O Corinthians não cedeu nenhum bem em troca da construção, apenas apresentou-os como garantia.

Das considerações sobre benefícios físcais: A mídia e os anti insistem em teimar que houve dinheiro público e portanto o estádio foi doado. Como isso já foi largamente debatido aqui não irei entrar nos mesmos argumentos que refutam tal ideia. Porém gostaria de dizer: Incetivos fiscais são medidas protecionistas que deveriam em sua grande maioria ser usada para beneficiar negócios nacionais e estratégicos para o país. Os times de futebol se encaixam nesse caso de estratégico e de um elemento nacional que precisa ser preservado no país. Geram muitos empregos, renda e impostos no país. Estrategicamente o governo deveria incentivar e exigir contrapartidas, tais como: responsabilidade sociais, melhoria de gestão e geração de empregos. Pouco se fala que as mais belas arenas americanas recebem inceitvos das cidades para que se instalem na localidade.

Do ponto de vista do futebol nacional, acho que por um lado a copa modernizou os campos. Porém foram poucos os clubes que conseguiram tirar proveito maior do que um 'ter um campo moderno para jogar'. A Arena colocou o Corinthians em um novo patamar de clube aqui na América do Sul. Está mostrando que sim, nós brasileiros temos capacidade de organizar um evento de alta qualidade (não só 1 vez em nunca numa copa do mundo feita por gringos). E sim manter uma estrutura permanete de banheiros impecáveis, serviço de ajuda ao consumidor, loja do clube, lanchonetes, campos bem cuidados, iluminação, sonorização, ações promocionais no intervalo e no telão. Por fim, gostaria de dizer que escrevi esse post como uma forma de levantar a nossa autoestima como brasileiors e mostrar que sou um cara apaixonado pela arena. Pois ela mostra que sim, nós podemos! Clichê, sim! Mas quem se importa... Esses comentário vem de um cara que já assistiu jogo no paca, maracanã, barradão em salvador e até mesmo já visitei arenas modernas como a de basquete de Miami (American Airlines Arena) e posso afirmar categoricamente que a Arena Corinthians é a melhor em todos os aspectos!

Mal o texto, para aqueles que tiveram saco de ler value pela paciência. Sintam-se a vontade pra comentar, elogiar e criticar. (Afinal se até o Tite é criticado, quem sou eu neh...)

Abraços

Responder ao post do ODaniL

Réplicas desse post

Foto do perfil de Jorge

Jorge 2.535 posts

@jorgenadersss em 09/06/2016 às 19:03

Odanil vejo esse tipo de critica injusta, pois ao meu ver, a critica deve ser feita quando embasada de dados suficientes para dizer, ******(O clube peca muito nessa gestão. Um exemplo: Faz 2 anos que o estádio esta pronto e a visita monitorada ainda não esta pronta).******

Quantas vezes vem um parente seu dizer, não fez isso, ou aquilo, e você sabe que por um motivo ou outro isso não foi viável.

Eu imagino o porque a diretoria não gostaria que essas visitas tivessem começado em 2014.

Minha mulher esteve em São Paulo em abril para uma feira de brinquedos e na volta pararam na arena em um sábado, eles tentaram visitar a arena e só conseguiram visitar a loja e ela gastou 830 reais e chegou na minha casa no interior e me intimou, quero ir assistir a um jogo com toda a família.

E precisou o rapaz da loja conseguir que usassem o banheiro pois o segurança não queria deixar.

Foto do perfil de Pedro

Pedro 232 posts

@pedro.botelho2 em 09/06/2016 às 12:18

Sinceramente, eu acredito que ainda não estreamos o tour pq uma boa parte das áreas de backstage não estão finalizadas OU estão esperando finalizar as auditorias da obra para poder abater a diferença do valor total... Vai saber!

Foto do perfil de Lucas

Lucas 217 posts

@lucas.simionatto.san em 08/06/2016 às 12:58

Ai de duas uma, ou o Corinthians tem medo de investir e não ter retorno, que eu acho difícil que não haja já que até a Itaipu tá lá a 30 anos e todo dia tem várias excursões pra visitar o interior e exterior dela, ou existem coisas inacabadas que eles escondem, o que também acho difícil por que foram feitas vistorias pra liberação de dinheiro tanto para a construtora como para os CIDs. Ou seja, não tem muita explicação.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de B R C

    Memphis conta a história do Corinthians para os jogadores da Holanda

    Última resposta há 10 segundos por Reginaldo Guedes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caramelo Coringão

    O clube mais citado na Copa até aqui

    Última resposta há 1 minuto por Sérgio Ohno

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO G MATOS

    Imagens Desoladoras do Caos Na Venezuela

    Última resposta há 1 minuto por Gustavo Marichal

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Mago da fiel

    E a Globo em? Tomando um pau pra Cazé!

    Última resposta há 4 minutos por Pedro Henrique Amaral Gonçalves

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano feliz da Silva

    Apoiei e apoio a SAFiel, mas me decepcionei legal

    Última resposta há 4 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Brasil x Corinthians. Para quem vocês torceriam?

    Última resposta há 4 minutos por Marcos André Carratu

    24votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gus Ortiz

    Informação urgente!

    Última resposta há 5 minutos por Maurício

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Zyon Domingos

    Informação Importante sobre o jogo contra o Japão

    Última resposta há 5 minutos por Corneta .

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de MRMUSIC

    Vivi pra ver isso

    Última resposta há 7 minutos por Reginaldo Guedes

    44respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ezequiel Wailer

    🚨 Uma Grande Inovação no Corinthians!

    Última resposta há 7 minutos por Amilton Cesar Ferreira

    6respostas

    acessar o tópico