Venha fazer parte da KTO
x

Pobre tecnicamente, Corinthians é derrotado pelo Grêmio no fim do primeiro turno

57 mil visualizações 1.238 comentários Reportar erro

Nem Pedrinho salva...: Timão não foi páreo para o Grêmio na noite deste sábado

'Nem Pedrinho salva...': Timão não foi páreo para o Grêmio na noite deste sábado

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Corinthians 0 X 1 Grêmio

Brasileirão 2018
18 de agosto de 2018, 19:00
Corinthians 0 x 1 Grêmio
Neo Química Arena, São Paulo, SP.

Atual campeão, o Corinthians se despediu do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2018 com derrota. A equipe de Osmar Loss foi superada pelo Grêmio na noite deste sábado, na Arena Corinthians, em Itaquera, pelo placar de 1 a 0. O atacante Everton anotou o único gol do confronto.

O revés para o último vencedor da Copa Libertadores da América ficou marcado pelo futebol pobre apresentado pelo Corinthians. Ainda em formação, o Timão pouco testou o goleiro Bruno Grassi, escalado às pressas. De quebra, abusou dos erros de passe e viu o Grêmio dominar parte considerável do embate.

Fim do primeiro turno

Nas 19 rodadas iniciais, o Corinthians somou apenas 26 pontos, o que lhe rende a sétima colocação na Série A. Com 25 pontos, o Cruzeiro pode ultrapassar a equipe do Parque São Jorge neste domingo, em caso de vitória sobre o Bahia no Mineirão.

Além de Cássio (suspenso) e Douglas (machucado), Loss não pôde contar com Clayson. O atacante, como noticiou o Meu Timão, se tornou baixa inesperada devido a uma contratura muscular na coxa. O jovem chileno Ángelo Araos foi o escolhido para atuar ao lado de Jadson no meio-campo, enquanto Romero e Pedrinho jogariam abertos pelas pontas.

Distribuída no esquema 4-2-4, a escalação alvinegra tinha: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Henrique (capitão) e Danilo Avelar; Gabriel e Ralf; Pedrinho, Jadson, Ángelo Araos e Romero.

Já o Grêmio de Renato Gaúcho, atual campeão da Libertadores e que iniciara a rodada na quarta colocação, foi a campo com: Bruno Grassi; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Se liga! – O próximo compromisso do Corinthians e da Fiel está marcado para quarta-feira que vem. No estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o esquadrão alvinegro mede forças com o Fluminense. A bola rola às 21h45.

O jogo

Um minuto. Pouco tempo, mas suficiente para o Corinthians produzir sua primeira jogada ofensiva. Em escanteio bem batido por Jadson, Danilo Avelar subiu livre dentro da área e testou firme, exigindo defesa de alto índice de dificuldade do goleiro Bruno Grassi, escalado de última hora por Renato Portaluppi – Marcelo Grohe chegou a ser anunciado entre os onze titulares, mas sentiu lesão no aquecimento e se tornou desfalque.

Corinthians e Grêmio estavam dispostos a jogar futebol em Itaquera. Pouquíssimas faltas foram cometidas pelos jogadores de ambas as equipes ao longo da primeira etapa – aos 37 minutos, os donos da casa haviam feito duas; já os visitantes, quatro.

Romero aplica bela caneta em Jailson

Romero aplica bela caneta em Jailson

Reprodução/Premiere

Embora não faltasse vontade, a equipe de Osmar Loss pecava (e muito!) nos erros de passe. Avelar, Jadson, Araos... As principais armas ofensivas corinthianas falhavam nos momentos com bola e não conseguiam criar chances reais de gol. Pedrinho, aberto pela esquerda, era a válvula de escape e flutuava entre os defensores gaúchos. Quando tentou finalizar, porém, parou em interceptação certeira do time rival.

Aos 24 minutos, o Grêmio chegou a balançar a rede de Walter, mas o tento foi corretamente anulado pela arbitragem – pouco antes de Jailson bater rasteiro no canto esquerdo do camisa 27, o zagueiro Kannemann dividiu pelo alto em posição irregular, invalidando o lance. Melhor para o Timão, que foi para o intervalo deixando boa impressão à Fiel.

“Sabemos que ia ser um jogo muito difícil, estamos jogando contra uma grande equipe. Jogamos muitas vezes sem centroavante e deu certo também. Faltou um pouco mais de finalização, aquele último passe. Vamos ver o que o Osmar vai falar no intervalo”, analisou Pedrinho antes de descer para o vestiário.

Se o Corinthians não demorou a atacar na etapa inicial, foi rapidamente superado pelo Grêmio nos primeiros minutos do período complementar. Em vacilo geral da defesa, Luan puxou contra-ataque e achou Everton em velocidade nas costas do zagueiro Pedro Henrique. O atacante gremista se aproveitou ainda da demora de Walter para sair do gol, encobriu o arqueiro e abriu o placar na Arena Corinthians.

O tento dos gaúchos fez Loss se voltar para o banco de reservas corinthiano. Chamou Jonathas Jesus, camisa 9 de origem, para a saída de Jadson, em noite discreta. A essa altura, com a derrota parcial dentro de casa, alçar bolas na área do Grêmio parecia bom caminho.

Pouco depois, Loss colocou Mateus Vital no lugar de Ralf, modificando o esquema para o 4-2-3-1 e trazendo Araos para a função de segundo volante. O Timão passou a ter a bola no pé por maior tempo, mas, em razão do futebol pobre tecnicamente, mal assustou Bruno Grassi.

Waaaaaaaaaaalter!

Se há um ponto positivo, este está atrelado à atuação de Walter. O reserva imediato de Cássio foi determinante para o Corinthians não sair de campo com placar dilatado. Nos instantes finais do duelo, fez ao menos duas defesas impressionantes, em arremates de Everton e Luan. Santo Walter...

Restaria uma última opção para Loss tentar buscar o empate: Emerson Sheik. O veterano atacante entrou no fim, no lugar de Pedrinho. Nada que alterasse o panorama do jogo em Itaquera. Dureza...

Por dentro da sequência do Corinthians

22 Ago, Qua, 21h45 - Fluminense x Corinthians - Brasileiro
25 Ago, Sáb, 19h00 - Corinthians x Paraná Clube - Brasileiro
29 Ago, Qua, 21h45 - Corinthians x Colo-Colo - Libertadores
1º Set, Sáb, 19h00 - Corinthians x Atlético-MG - Brasileiro
05 Set, Qua, 21h45 - Ceará x Corinthians - Brasileiro
09 Set, Dom, 16h00 - Palmeiras x Corinthians - Brasileiro

Veja mais em: Crônica, Campeonato Brasileiro e Arena Corinthians.

Notas dadas aos personagens da partida

Titulares

Reservas

Treinador

Árbitro

Comente a notícia: