A Contratação de Sócrates

A Contratação de Sócrates
Narração dos acontecimentos de quando o Doutor Sócrates foi para o Corinthians
Foto: Tirinha de Milton Trajano

De Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians, não podia se esperar nada que não fosse baseado em esperteza. São muitas as histórias que envolvem sua figura, mas algumas são mais marcantes. Um fato curioso envolve a contratação de Sócrates pelo Timão.

Sócrates se tornou ídolo do Corinthians por mais do que sua brilhante forma de jogar futebol, mas também por episódios decisivos na história do clube, como a Democracia Corinthiana. Graças a Vicente Matheus, podemos relembrar os episódios.

Astúcia de Vicente Matheus

No final da década de 70, não era só o Timão que se interessava pelo Doutor da Bola. O São Paulo também queria ter o atleta em seu elenco. Sócrates se adaptou ao estilo de jogo de Geraldão, seu parceiro no Botafogo de Ribeirão Preto - Geraldão foi jogar no Corinthians antes de Sócrates. Foi a partir daí que o interesse de Vicente Matheus por ele nasceu.

Longe de Sócrates, Geraldão não rendia tanto como antes, fazendo com que o ex-mandatário, em agosto de 1978, fosse para o interior de São Paulo. Ele estava atrás do outro integrante da dupla talentosa. Em uma entrevista, Geraldão disse que o São Paulo também tinha interesse nele, mas Vicente Matheus chegou à frente.

Com toda sua perspicácia, Vicente ficou sabendo que a equipe rival estava querendo comprar outro jogador também, o Magrão. Mas para que essa contratação fosse possível, o clube da zona sul precisaria vender o volante Chicão, que fez história na Vila Sônia. Vicente Matheus até chegou a ligar para o presidente do São Paulo - na época Antônio Lemes Nunes Galvão, oferecendo 5 milhões de cruzeiros pelo volante.

Com isso, o ex-presidente do Timão usou seu faro de empresário e enviou seu vice e irmão, Isidoro Matheus, para almoçar com os dirigentes são paulinos. Enquanto Isidoro demonstrava seu interesse por Chicão, Vicente Matheus aproveitou a distração e viajou até Ribeirão Preto para conversar com Sócrates, contratando o jogador com dinheiro do próprio bolso.

Sócrates chegou ao Corinthians através de Vicente

O Doutor da Fiel 

Depois disso, Sócrates fez história no Parque São Jorge, sendo uma das figuras mais importantes de todos os tempos. O Doutor da Bola ultrapassou as barreiras do futebol e lutou por causas políticas dentro do clube, principalmente na época da Democracia Corithiana.

Sócrates chegou ao Corinthians através de Vicente

 

Comentários

x