Retrospectiva 2016: os nomes que agitaram o mercado da bola no Corinthians

96 mil visualizações 93 comentários Comunicar erro

Gil, Gustavo Bou, Marco Ruben e Diego Souza: alguns dos bons nomes especulados no Corinthians em 2016

Gil, Gustavo Bou, Marco Ruben e Diego Souza: alguns dos bons nomes especulados no Corinthians em 2016

Montagem/Divulgação

Especulações fazem parte do mundo de futebol. Se tratando de Corinthians, porém, os rumores sobre possíveis reforços, eventuais saídas e etc. ganham proporções maiores, até como forma de valorização do produto – no caso, jogadores. No segundo capítulo da retrospectiva 2016 do Meu Timão (confira aqui o primeiro, sobre a “dança dos técnicos”), recordamos os nomes que agitaram os bastidores do clube e impulsionaram os cliques em portais de notícia nacionais e internacionais. Acompanhe:

QUEM SAIU

Apenas três titulares do hexa permanecem no elenco: Cássio, Fagner e Uendel

Apenas três titulares do hexa permanecem no elenco: Cássio, Fagner e Uendel

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Hexacampeão brasileiro em 2015, o Corinthians sofreu com o assédio de equipes do exterior ao longo da temporada, principalmente as chinesas. Mais de vinte atletas foram negociados pela alta cúpula alvinegra nos últimos doze meses, entre eles o zagueiro Gil, o volante Ralf, os meias Jadson e Renato Augusto e o atacante Vagner Love, destaques na conquista do Brasileirão.

Além do quinteto, deixaram o Parque São Jorge: o goleiro Douglas Friedrich (Grêmio), os zagueiros Edu Dracena (Palmeiras) e Felipe (Porto-POR), os laterais Moisés (Bahia) e Edílson (Grêmio), os volantes Gustavo Viera (Rubio Ñu-PAR), Marciel (Cruzeiro), Maycon (Ponte Preta), Bruno Henrique (Palermo-ITA) e Elias (Sporting-POR), os meias Matheus Pereira (Juventus) e Alan Mineiro (América-MG) e, por fim, os atacantes Malcom (Bordeaux-FRA), Stiven Mendoza (New York City-EUA), Alexandre Pato (Villarreal-ESP), Luciano (Leganés-ESP) e André (Sporting-POR).

Vale lembrar que três atacantes deixaram a agremiação por força contratual: Lincom (Bragantino), Rildo (Coritiba) e Isaac Prado (Botafogo-SP). O último deles, a propósito, sequer fez sua estreia pela equipe.

QUEM CHEGOU

Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto não conseguiram

Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto não conseguiram 'estourar' no Timão em 2016

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Enquanto tentava – sem sucesso – assegurar a permanência dos pilares do elenco, o Corinthians foi ao mercado e contratou muito, mas não repôs à altura: foram 15 reforços, incluindo os menos badalados Jean, volante vindo do Paraná Clube, e Gustavo, centroavante então artilheiro da Série B pelo Criciúma.

Após erguer o troféu de campeão nacional, a diretoria liderada por Roberto de Andrade trouxe: o goleiro Douglas Friedrich (Bragantino), os zagueiros Vilson (SEV Hortolândia) e Fabían Balbuena (Libertad-PAR), o lateral-esquerdo Moisés (Bragantino), os volantes Willians (Cruzeiro) e Camacho (Osasco Audax), os meias Alan Mineiro (Bragantino), Marlone (Sport), Guilherme (Antalyaspor-TUR), Giovanni Augusto (Atlético-MG) e Marquinhos Gabriel (Al-Nassr-ARA) e os atacantes Bruno Paulo (Osasco Audax) e André (Atlético-MG).

QUEM FOI ESPECULADO

Mais de 50 jogadores profissionais Brasil afora tiveram o nome ligado ao Sport Club Corinthians Paulista em algum momento da temporada. Por disso, o Meu Timão separou tais atletas por posição. Alguns nomes mais recentes, como os de Rithely, Farfán e Téo Gutierrez, que foram apresentados por agentes à diretoria paulista, compõem a lista.

GOLEIRO

Goleiro Artur foi oferecido ao Corinthians

Goleiro Artur foi oferecido ao Corinthians

Zerozero.pt

O Corinthians foi procurado para tratar do goleiro brasileiro Artur Moraes, de 35 anos, atualmente no Osmanlıspor, da Turquia. O veterano foi oferecido ao Timão sob o argumento de que Cássio ou Walter, principais arqueiros do elenco, poderiam ser negociados na próxima temporada.

LATERAIS

Apalavrado com Corinthians, Gilberto tentou liberação da Fiorentina, sem sucesso

Apalavrado com Corinthians, Gilberto tentou liberação da Fiorentina, sem sucesso

Divulgação/Fiorentina

Ao menos três alas acabaram cogitados no Corinthians: Sérgio Otálvaro (Santa Fe-COL), Eduardo (Atlético-PR) e Gilberto (Fiorentina-ITA) – este, aliás, chegou a solicitar sua liberação à equipe italiana, mas foi forçado a cumprir contrato.

ZAGUEIROS

Zagueiro Gil foi oferecido ao Corinthians recentemente

Zagueiro Gil foi oferecido ao Corinthians recentemente

Divulgação

Gil (Shandong Luneng-CHN), Edcarlos (Atlético-MG), Luan (Vasco) e Naldo (Sporting-POR) foram alguns dos defensores especulados no campeão nacional de 2015. Considerando o ano inteiro, todavia, a lista cresce de forma considerável: Balanta (River Plate-ARG), Oliver Benítez (Gimnasia y Esgrima-ARG), Paulo Miranda (Red Bull Salzburg-AUS), Victor Cuesta (Independiente-ARG), Ernando (Internacional) e Juninho (Coritiba).

VOLANTES

Tchê Tchê recebeu elogios de Tite antes de duelo com Timão

Tchê Tchê recebeu elogios de Tite antes de duelo com Timão

Divulgação/Audax

Um dos destaques do Palmeiras em 2016, o meio-campista Tchê Tchê chegou a negociar com o Corinthians. Mas a revelação do Osasco Audax, que ficou com o vice-campeonato paulista, optou por defender as cores do arquirrival. Em contrapartida, o Timão contratou Camacho, quem mais havia acertado passes ao longo do certame estadual.

Fora Tchê Tchê e Camacho, outros cinco cabeças de área acabaram cotados no Parque São Jorge: Rithely (Sport), Gerson (Roma-ITA), Michel (Atlético-GO), Gabriel (Palmeiras) e Felipe Melo (Inter de Milão-ITA). Vale lembrar que o ex-camisa 5 da Seleção Brasileira, último volante a provocar interesse do Corinthians, tem acerto com o clube da Barra Funda.

MEIAS

Anderson Talisca já manifestou desejo de jogar no Corinthians

Anderson Talisca já manifestou desejo de jogar no Corinthians

Divulgação

Hoje no turco Besiktas, Anderson Talisca brilhou com a camisa do Benfica, de Portugal, em 2015. Ao revelar a vontade de atuar pelo Corinthians em uma entrevista, passou a ter o nome ligado ao clube frequentemente. Se a contratação do baiano não passou de um sonho distante, a torcida do Timão, de fato, aguardou pela chegada de outros armadores.

O principal deles é Diego Souza, protagonista do Sport pelo segundo ano consecutivo e artilheiro do Brasileirão 2016. Afora o camisa 10 e capitão do time da Ilha do Retiro, outros despertaram o interesse do único brasileiro bicampeão mundial. São eles: Diego, Everton e Gabriel (Flamengo), Thiago Neves (Al-Jazira-EAU), Alejandro Hohberg (César Vallejo-PER), João Paulo (Santa Cruz) e, por fim, Wagner (Tianjin Teda-CHN), que chegou a realizar exames físicos a mando da equipe preta e branca, mas enfrenta litígio na China e não deve vir.

ATACANTES

Marco Ruben, do Rosario Central, está na mira do Timão

Marco Ruben, do Rosário Central, esteve na mira do Timão

Reprodução

Se você já se cansou de tantos nomes citados na imprensa, se prepare. O número de atacantes especulados no Parque São Jorge completaria duas equipes de futebol! Em tempo: selecionamos apenas os atletas que foram divulgados pelo Meu Timão e principais veículos do país, excluindo profissionais sugeridos pela torcida. Confira:

Marinho (vitória), William Pottker (Ponte Preta), Jefferson Farfán (sem clube), Rafael Marques (Palmeiras), Gustavo Bou (Racing-ARG), Miller Bolaños (Emelec-EQD), Nenê (Vasco), Sebastián Blanco (San Lorenzo-ARG); Téo Gutierrez (Sporting-POR), Clayton (Figueirense), Martín Benítez (Independiente-ARG), Brenner (Juventude), Leandro Damião (Flamengo), Marco Ruben (Rosário Central-ARG), Nico López (Udinese-ITA), Barcos (Sporting-POR), Getterson (J. Malucelli), Gilberto (Chicago Fire-EUA), Diego Tardelli (Shandong Luneng-CHN), Marcelo Moreno (Changchun Yatai), Roberson (Juventude), Hernane Brocador (Bahia) e Colin Kazim (Coritiba).

Veja mais em: Mercado da bola e Contratações do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 neste sábado

    Corinthians deixa G4 e pode perder posição até o fim da rodada do Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Em meio a crise, Fábio Carille seguirá no comando do Corinthians

    Diretor do Corinthians garante permanência de Fábio Carille

    ver detalhes
  • Tiago Nunes negou um suposto interesse do Corinthians para a próxima temporada

    Tiago Nunes ressalta respeito a Carille e nega contato com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians nunca havia perdido um jogo em que saiu na frente do adversário na Arena

    Após 184 jogos, Corinthians leva a primeira virada jogando na Arena

    ver detalhes
  • Corinthians foi superior, mas não soube converter suas chances em gol em Joinville

    Com briga no fim e vacilos, Corinthians sai atrás nas quartas da Liga Futsal

    ver detalhes
  • [Vitor Chicarolli] Há quanto tempo o Corinthians não joga bem?

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: