x

Campeonato Paulista 1954

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista 1954
Elenco campeão do Campeonato Paulista 1954

A conquista do Campeonato Paulista de 1954 foi muito marcante na história do Corinthians. Isto porque, em comemoração ao aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo, a taça do IV Centenário estava em disputa. Vale ressaltar que este caneco era muito requerido pelos times paulistas por conta da representatividade.

Esta época foi marcada por uma geração vitoriosa no Corinthians, que além de conquistar inúmeros títulos expressivos, também conquistou o Brasil e o mundo. Nomes como Luizinho, Cláudio, Baltazar, Idário, Goiano, Gilmar e Roberto Belangero colocaram o Timão em outro patamar. 

SEMIFINAL 

No dia 6 de fevereiro de 1955, em um Pacaembu lotado, o clube do Parque São Jorge entrou em campo com “sangue no olho” pelo título estadual. A partida era válida pela penúltima rodada da competição, e como liderava a tabela de pontos, o clube alvinegro precisava apenas de um empate em cima de seu maior rival Palmeiras para se sagrar campeão.  Com isso, o técnico Oswaldo Brandão montou a seguinte escalação: Gilmar; Homero, Alan, Idário e Goiano; Roberto, Cláudio, Luizinho; Baltazar, Rafael e Simão.

O Dérbi decisivo foi curioso desde antes do árbitro apitar o início de jogo. Isso em razão de um conselho de um pai de santo para o Palmeiras trocar o verde da camisa tradicional para um azul celeste. A mudança não surtiu efeito. Logo aos dez minutos da primeira etapa, Luizinho recebeu um cruzamento de Cláudio, e abriu o placar com um cabeceio. O Palmeiras aplicou uma pressão ainda maior, e conseguiu o empate no início da segunda etapa com um gol de Nei. Todavia, o Timão conseguiu segurar o jogo e garantiu a taça apelidada pela imprensa como “O título que vale por 100 anos”.

CONSAGRAÇÃO DO TIMÃO

Cumprindo tabela, a equipe alvinegra entrou em campo no dia 13 de fevereiro, contra o São Paulo, e aplicou um 3 a 1 para fechar o campeonato com chave de ouro. 

Em retrospecto, o Corinthians disputou 26 partidas, teve 18 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Luisinho foi o artilheiro da equipe com 14 gols marcados, conquistando a idolatria da Fiel.

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?