Venha fazer parte da KTO
x

1914 - Corinthians 4x0 Campos Elyseos

1914 - Corinthians 4x0 Campos Elyseos
O Corinthians ganhou seu primeiro título no futebol em 1914
Parque Antarctica
,
Escudo do Campos Elyseos Campos Elyseos
0 x 4
Corinthians Escudo do Corinthians

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 4 x 0 Campos Elyseos

Data: 08/11/1914

Estádio: Parque Antarctica (São Paulo - SP)

Campeonato: Campeonato Paulista de 1914

Escalação: Aristides; Fúlvio e Casemiro González; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco.

Técnico: Casemiro González

Ídolos que jogaram

Apenas quatro anos após sua fundação, o Corinthians conquistou o seu primeiro Campeonato Paulista. Foi em 1914 que o Timão estreou internacionalmente numa partida amistosa contra o Torino. No mesmo ano, disputou sua segunda competição oficial, quando ganhou a primeira taça no futebol. Isso porque já tinha sido campeão em outra modalidade em 1912, numa prova de pedestrianismo, através dos atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre. Eles venceram uma prova de dez quilômetros no Parque Antarctica.

O triunfo de 1914 foi alcançado de forma invicta. O Corinthians fez dez jogos e venceu todos. Além disso, Neco foi o artilheiro ao anotar 12 gols. Ele não ficou de fora de nenhum duelo. Na época, a competição era organizada pela Liga Paulista de Foot-Ball. Ainda naquele ano, a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) também organizou um torneio, mas sem os times de maior expressão. Anos depois, o evento da Liga se tornou o que conhecemos hoje por Campeonato Paulista, composto pelos principais clubes do estado.

A primeira glória chegou na penúltima rodada, no dia 8 de novembro, quando o Timão venceu o Campos Elyseos por 4 a 0. Os gols foram de Police, Peres, Neco e Apparício. O palco do confronto foi o Parque Antarctica. A escalação vencedora, montada pelo capitão Casemiro González numa época em que ainda não existiam técnicos, teve Aristides, Fúlvio, Casemiro González, Police, Bianco, César Nunes, Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco. 

Uma curiosidade é que duas equipes abandonaram o torneio após perderem para o Corinthians: o Germânia, da capital, e o Hydecroft, de Jundiaí. As vitórias foram por 3 a 1 e 4 a 1, respectivamente. Alguns não consideram as duas partidas contra os elencos desistentes e somam apenas oito jogos e oito vitórias do Timão. O primeiro título estadual da história deu início a uma grande trajetória para o time alvinegro, o maior campeão da competição.

Comentários