1914 - Corinthians 4x0 Campos Elyseos

1914 - Corinthians 4x0 Campos Elyseos
A foto do time campeão, a taça, e ao fundo o terreno da Rua dos Imigrantes, onde o Corinthians mandava seus jogos
Campo do Lenheiro
,
Corinthians Escudo do Corinthians
4 x 0
Campos Elyseos Escudo do Campos Elyseos

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 4 x 0 Campos Elyseos

Data: 08/11/1914

Estádio: Parque Antarctica (São Paulo - SP)

Campeonato: Campeonato Paulista 1914

Escalação: Aristides; Fúlvio e Casemiro Gonzáles; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco.

Técnico: Casemiro Gonzáles

Ídolos que jogaram

Quatro anos após sua fundação, o Corinthians conquista o seu primeiro título paulista.

O ano de 1914 é muito importante para o Corinthians. Foi em 1914 que o Corinthians fez a sua estréia internacional (partida amistosa contra o Torino) e foi em 1914 também que o Corinthians, disputando o seu segundo campeonato oficial, ganha o seu primeiro título no futebol, já que a primeira taça do Corinthians foi conquistada em 1912, numa prova de pedestrianismo pelos atletas Batista Boni, João Collina e André Lepre que venceram uma prova de 10km disputada no Parque Antarctica.

O título de futebol de 1914 foi conquistado de forma invicta. O Corinthians fez 10 jogos e obteve 10 vitórias e ainda teve Neco como o artilheiro da competição, anotando 12 gols.

A competição era organizada pela Liga Paulista de Foot Ball. Nesse mesmo ano a APEA também organizou um campeonato de futebol, mas sem os times de maior expressão da época.# Anos depois o campeonato da Liga Paulista se tornou no que conhecemos hoje por Campeonato Paulista, com os principais times do estado.

A conquista do título corinthiano se deu na penúltima rodada, na vitória por 4x0 contra o Campos Elyseos. Os gols dessa partida foram anotados por Apparício, Neco, Police e Peres.

Uma curiosidade desse título é que dois times abandonaram o campeonato após perderem para o Corinthians. O Germânia, da capital e o Hydercroft, de Jundiaí (3x1 e 4x1, respectivamente). Por isso em alguns locais consta apenas 8 jogos e 8 vitórias do Corinthians nesse ano.

Esse foi o primeiro título paulista que o Corinthians conquistou de forma invicta, fato que se repetiria algumas outras vezes durante as edições do campeonato.

Comentários

  • 1000 caracteres restantes