1955 - Corinthians 1x1 Palmeiras

1955 - Corinthians 1x1 Palmeiras
Time campeão do IV Centenário
Pacaembu
,
Corinthians Escudo do Corinthians
1 x 1
Palmeiras Escudo do Palmeiras

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 1 x 1 Palmeiras

Data: 06.fev.1955

Estádio: Pacaembu

Campeonato: Paulista

Escalação: Gilmar; Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão.

Técnico: Oswaldo Brandão

 

Empate com gosto de vitória e o título do IV centenário da fundação de São Paulo para coroar uma geração vencedora com a camisa do Corinthians.

O jogo era válido pela penúltima rodada do segundo turno do campeonato paulista de 1954. O Corinthians líder jogava precisando de um empate para ser campeão, o Palmeiras além da vitória nesse jogo precisava de uma combinação de resultados na última rodada para levar o título e orientados por um pai de santo deixaram o tradicional verde de lado e entraram com uma camisa azul. De nada adiantou.

Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Cláudio o Pequeno Polegar Luizinho sobe de cabeça e marca de cabeça. Corinthians 1x0. Levando ao delírio a imensa massa de torcedores do Corinthians que lotava as arquibancadas do Pacaembu naquela tarde ensolarada de domingo.

Com vantagem no placar e jogando com sabedoria o Corinthians segura o resultado durante todo o primeiro tempo.

No começo do segundo tempo, aos 7 minutos, Nei empata a partida. Após o gol do empate o time do Palmeiras até consegue umas jogadas de perigo, mas o goleiro do Corinthians Gilmar numa tarde inspirada fecha o gol e garante o empate e o título de campeão paulista do IV centenário da fundação da cidade de São Paulo ao Sport Club Corinthians Paulista. O 15º título estadual da história do alvinegro do Parque São Jorge.

Após o término da partida a torcida do Corinthians invade o campo para comemorar juntos de seus ídolos, transformando o gramado do Pacaembu num imenso palco de festas.

Na época o narrador Pedro Luiz (importante narrador esportivo da rádio 'Panamericana' atual 'Jovem Pan') deu ênfase à importância da torcida do Corinthians naquela conquista, dizendo que "a família alvinegra foi o jogador número 12 do certame do centenário número quatro, ganhando com o Corinthians, ganhando pelo Corinthians, ganhando para o Corinthians o campeonato mais expressivo dos últimos anos do futebol paulista".

Comentários

  • 1000 caracteres restantes