


Ficha Técnica
JOGO: Estréia do Sócrates
PLACAR: Santos 1 x 1 Corinthians
DATA: 20.ago.1978
ESTÁDIO: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
CAMPEONATO: Paulista
PÚBLICO: 111.103
ESCALAÇÃO: Jairo; Luís Claudio, Amaral (Mauro), Ademir e Wladimir; Nobre (Wagner), Sócrates e Palhinha; Vaguinho, Rui Rei e Romeu. T: José Teixeira
Clássico contra o time do Santos valendo pela primeira rodada do campeonato paulista de 1978. Morumbi com mais de 100 mil torcedores, sua maioria do Corinthians, para ver a estréia de um jogador de 24 anos, magro, cabelos nada convencionais e que vinha do Botafogo de Ribeirão Preto. Era a estréia de Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou simplesmente o Doutor Sócrates.
Ainda era o primeiro jogo do campeonato, estréia do Doutor Sócrates, mas já deu pra perceber que nascia ali uma nova fase no futebol do Corinthians.
O Santos até saiu na frente no placar e graças a esse gol do time da baixada Sócrates começou a mostrar a sua liderança dentro de campo. Foi calmamente até o fundo do gol, pegou a bola e caminhou com ela tranquilamente até o meio campo, conversando com os companheiros de time, tranqüilizando-os e mostrando uma liderança incrível em sua estréia com a camisa do Corinthians.
O Corinthians empatou a partida com um gol de Rui Rei, aos 40 minutos do 2º tempo, deixando a torcida do Corinthians em festa e vendo o nascimento não só de um craque, mas de um líder e um jogador a cima da média no cenário mundial.