1968 - Corinthians 2x0 Santos

1968 - Corinthians 2x0 Santos
Flávio e Paulo Borges, os autores dos gols que marcaram o fim do tabu
Pacaembu
,
Corinthians Escudo do Corinthians
2 x 0
Santos Escudo do Santos

Ficha Técnica

Placar: Corinthians 2 x 0 Santos

Data: 06.mar.1968

Estádio: Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

Campeonato: Paulista

Escalação: Diogo; Osvaldo Cunha, Ditão, Luis Carlos (Clóvis) e Maciel; Édson Cegonha e Rivelino; Buião, Paulo Borges, Flavio e Eduardo.

Técnico: Lula

 

Ídolos que jogaram

O Corinthians não vencia a equipe do Santos em jogos valendo pelo campeonato paulista desde 1957. Nessa partida o Corinthians vinha forte, com vários reforços recém chegados, como Paulo Borges, Eduardo e o técnico Lula que havia dirigido a equipe do Santos por mais de 10 anos. O time do Santos também era forte, já que tinha a dupla Pelé e Edu.

O jogo, que tinha ares de “o jogo do ano” começou nervoso, o Corinthians atacando e querendo colocar fim a esse tabu. O time do Santos por sua vez, que era muito forte, veio a campo querendo mais uma vitória. E o primeiro tempo assim seguiu, com os times buscando o gol, buscando a vitória.

Mas aquela era a noite do Corinthians, que com o passar do jogo foi criando mais oportunidades de ataque, jogando melhor e deixando o time do Santos vivendo de um outro lance individual, isolado.

No segundo tempo, aos 13 minutos, Paulo Borges num chute de fora da área marcou o primeiro gol do jogo, levando a torcida a loucura com a possível quebra do tabu.

Após esse gol do Corinthians o Santos se lançou mais ao ataque e quase conseguiu o empate em algumas oportunidades, mas aos 31 minutos Flavio recebe a bola dentro da área, corta o marcador arrumando a bola pra perna direita e bate com força. Corinthians 2x0 Santos e fim do tabu.

O time do Santos ainda tentou atacar nos minutos restantes da partida, mas com a Fiel em festa no Pacaembu foi só o Corinthians administrar os minutos restantes e comemorar a vitória, que colocava fim ao tabu.

O que pouco se fala a respeito desse tabu é que durante esses quase 11 anos o Corinthians venceu o time do Santos em quatro oportunidades. São elas:

  • Corinthians 2x1 Santos em 27/03/1958 (Torneio Rio-São Paulo);
  • Corinthians 2x1 Santos em 21/03/1960 (Torneio Rio-São Paulo);
  • Corinthians 2x0 Santos em 29/03/1961 (Torneio Rio-São Paulo);
  • Corinthians 3x1 Santos em 16/06/1962 (Taça São Paulo).


Mas de qualquer forma nessa partida o Corinthians colocou fim ao tabu e a torcida pode sair do estádio festejando e cantando “com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!”

Comentários

  • 1000 caracteres restantes