1914 - Corinthians 0x3 Torino-ITA

1914 - Corinthians 0x3 Torino-ITA
À direita, o time que enfrentou o Corinthians. À esquerda, jornal de 1948, que conta parte da história de parceria com o Torino
Parque Antártica
,
Corinthians Escudo do Corinthians
0 x 3
Torino-ITA Escudo do Torino-ITA

Ficha Técnica

Jogo: Estréia Internacional

Placar: Corinthians 0 x 3 Torino

Data: 15.ago.1914

Estádio: Parque Antarctica

Campeonato: Amistoso Internacional

Escalação: Casemiro do Amaral (Sebastião); Fúlvio e Casemiro Gonzáles; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparicio e Neco.

Técnico: Casemiro Gonzáles

Ídolos que jogaram

Em sua estréia internacional o time do Corinthians enfrentou o Torino (Ita) e saiu sendo altamente elogiado pelo técnico italiano, que viria a ser técnico da Itália em dois títulos de Copa do Mundo (1934/38), o senhor Vittorio Pozzo.

No primeiro jogo o Corinthians perdeu por 3 x 0, é verdade. Mas deve ser levado em conta de que o time do Corinthians era novo (apenas 4 anos de existência) e jogava contra uma equipe européia pela primeira vez. E o time do Torino além de estar acostumado com jogos internacionais vinha de outros jogos contra equipes brasileiras, já se acostumando com o jeito do futebol brasileiro. Pra se ter idéia nessa mesma excursão pelo Brasil o time do Torino ganhou da seleção da liga paulistana em duas oportunidades, uma por 5x1 e outra por 7x1. Então essa vitória mostra que o time do Corinthians, mesmo perdendo, dificultou muito o jogo.

Tanto é verdade que uma semana após esse jogo o Corinthians jogou novamente contra o Torino e saiu derrotado novamente por 2x1. Porém todos os presentes a época confirmam que o resultado foi injusto, já que no segundo gol do time italiano a bola não entrou. Bateu no travessão, em cima da linha e saiu. O juiz da partida - Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil - deu o gol injustamente, se não fosse por isso o Corinthians teria conseguido um empate já em seu segundo jogo internacional.

Após essas duas partidas e o término da excursão do Torino o técnico italiano disse: “O Corinthians pode ir a Europa e enfrentar, sem receio, qualquer dos times de lá”.

Um elogio e tanto para um time que fazia ali a sua estréia internacional.

A relação entre os dois times continuou estreita, e em 1948, o time italiano excursionou novamente no Brasil, enfrentando o Corinthians. No ano seguinte, após um acidente sem sobreviventes que envolveu todos a equipe do Torino, o Corinthians realizou um amistoso contra a Portuguesa, com a camisa da equipe Italiana, para arrecadar dinheiro para a família das vítimas.

Já em 2011, para lembrar o acontecimento, o Corinthians lançou seu terceiro uniforme, grená, cor do time italiano, para relembrar esses laços.

Comentários

  • 1000 caracteres restantes